Sobre o que é “Ainda Estou Aqui”, filme nacional que tem faturado prêmios e é promessa no Oscar

“Ainda Estou Aqui” tem Fernanda Torres e Fernanda Montenegro dividindo papel, além de Selton Mello

Desde sua estreia, “Ainda Estou Aqui” tem chamado atenção mundo afora. O longa de Walter Salles, que se inspira no livro de mesmo nome do autor Marcelo Rubens Paiva, esteve em diversas disputas renomadas e rendeu até mesmo um Globo de Ouro histórico para a protagonista, Fernanda Torres.

O original Globoplay tem Fernanda Torres e Selton Mello como protagonistas, além de contar com a participação especial da atriz Fernanda Montenegro no mesmo papel da filha em épocas diferentes. Conheça abaixo detalhes do filme brasileiro com chance de indicação a Oscar.

O que acontece no filme “Ainda Estou Aqui”?

O filme de 2024 deriva do livro homônimo que o aclamado autor Marcelo Rubens Paiva escreveu sobre a própria família. Publicado em 2015, ele rendeu o terceiro Prêmio Jabuti ao autor – que, nove anos depois, teve sua história recriada para as câmeras com grandes nomes do cinema nacional.

“Ainda Estou Aqui” (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

A história da família começa na década de 1960, durante o período da Ditadura Militar. Por ser um deputado de esquerda e se posicionar contra o golpe militar, ele teve seu mandato cassado e foi exilado. Após nove meses morando fora do País, ele voltou ao Brasil e apareceu de surpresa na casa da família, então em São Paulo.

Eles então se mudaram para o Rio de Janeiro, onde Rubens Paiva passou a exercer engenharia sem nunca cortar contato com outros exilados. Já nos anos 1970, ele foi preso em um quartel militar por sua ligação com a luta contra o regime vigente. Na época, a situação foi tratada como um “desaparecimento político”.

Ainda Estou Aqui
Fernanda Torres em cena (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

O filme retrata esse momento sob a ótica de Eunice Paiva (Fernanda Montenegro), esposa de Rubens Paiva, que viu a vida mudar completamente após o exílio do marido. Isso, inclusive, volta a acontecer após o desaparecimento do homem, algo que a transforma em ativista pelos direitos humanos.

A verdade sobre o paradeiro de Rubens Paiva só veio à tona 40 anos depois. O ex-deputado foi torturado e morto após sua prisão, e o corpo dele nunca foi encontrado.

Elenco de “Ainda Estou Aqui”

Selton Mello é Rubens Paiva no longa (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

“Ainda Estou Aqui” tem nomes de peso em seu elenco. Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva na juventude e, mais tarde, quem está no papel é a mãe da atriz, Fernanda Montenegro. Enquanto isso, Selton Mello dá vida ao político Rubens Paiva, e Antonio Saboia interpreta o filho do casal, Marcelo.

O elenco conta ainda com Valentina Herszage como Vera Paiva, e Maeve Jinkings como a socióloga Dalva Gasparian.

Onde ver “Ainda Estou Aqui”

A princípio, o longa não tem data para estrear nos cinemas brasileiros. Além do Festival de Veneza, ele também terá uma exibição no Festival Internacional de Toronto, no Canadá.

Filmes e séries brasileiras