Tão presente na vida e infância de todo latino-americano, o seriado “Chaves” é transmitido pelo SBT há 33 anos. O problema é que desde que estreou, em 1984, ele nunca teve seus capítulos exibidos na ordem original e em sequência. Com a exceção das histórias que duravam mais de um episódio, como no caso da viagem A Acapulco, a gente sempre viu Chaves de forma aleatória. Sem saber que havia um começo, meio e fim – como todos os seriados que estamos acostumados a ver. Você sabe qual foi o último capítulo de “Chaves”?
Como foi o episódio final de Chaves
Com o título de “A máquina de lavar”, também conhecido como “Antes um tanque funcionando do que uma lavadora encrencada” depois que foi dublado no Brasil, ele encerrou a sétima temporada do seriado no México. Este, que seria o episódio final do programa que durou de fevereiro de 1973 a janeiro de 1980, foi apresentado como um episódio qualquer e, curiosamente aqui no Brasil, acabou sendo exibido durante o primeiro ano.
Na trama, Dona Florinda resolve comprar uma máquina de lavar para não precisar mais disputar o tanque que é compartilhado por outras mulheres da vila, como Dona Clotilde – a Bruxa do 71. O eletrodoméstico desperta a curiosidade os moradores.
Entre as confusões típicas às quais se envolviam os personagens, não poderia faltar a engenhosidade de Chaves para causar problemas ao tentar mexer no novo eletrodoméstico. Entre as peripécias do capítulo nostálgico, o menino de rua transforma o chapéu do Professor Girafales em uma “panqueca”. Assista ao capítulo abaixo:
Curiosidades sobre “Chaves”
- O que a série tem a ver com o tema: 7 pecados capitais
- Kiko faz revelações polêmicas: Sobre bastidores de “Chaves”
- “Chaves” e “Chapolin”: 10 histórias de bastidores curiosas