Paquitas enfrentaram demissão em massa após serem induzidas a darem declarações polêmicas
A série documental “Pra Sempre Paquitas”, original do Globoplay, explica o que esteve por trás da demissão em massa das paquitas e ex-assistentes de palco de Xuxa Meneghel. Entregando sua reação, a “rainha dos baixinhos” afirmou que Marlene Mattos, responsável pelos desligamentos, tentou jogá-la contra as meninas.
Demissão em massa das paquitas: qual foi o motivo e o que aconteceu
Eventualmente, o “Xou da Xuxa” foi se transformando e promovendo cada vez mais sucesso para as paquitas. No entanto, as meninas sentiram vontade de se reinventar e decidiram fazer uma peça sobre os bastidores.
A ideia, em um primeiro momento, parecia inofensiva. “Vamos fazer ‘Confissões de Paquita’, tipo ‘Confissões de Adolescente’. Só que mostrando os nossos bastidores”, relembrou Ana Paula Guimarães, na série documental.
“A nossa intenção era montar esta peça e chegar para a Marlene (Mattos, diretora do Xou da Xuxa) e para a Xuxa e falar: ‘Temos um projeto. Talvez vocês não tenham mais um projeto que foque na gente, mas a gente vai trazer um projeto para vocês’”, explicou Juliana Baroni.
Nesse meio tempo, João Henrique Schiller, na época editor do programa, se dispôs a ajudá-las com o projeto. Entretanto, mudou de ideia ao ouvir os depoimentos das meninas sobre os bastidores, onde denunciaram, além de tudo, os abusos cometidos por Marlene Mattos.
A diretora obrigava cada uma das paquitas a tirar a roupa, sem se importar com nada, fazendo comentários sobre o corpo e o peso de cada uma. Posteriormente, João Henrique percebeu estar diante de algo grandioso, optando por transformar as declarações em um livro.
As conversas foram gravadas e os comentários, a princípio, eternizados pelo editor. “O autor do livro tinha uma lábia. Já de cara, quando ele começou a gravar, ele já veio com má intenção. E aproveitou que a gente estava com esta faísca para explodir e foi induzindo que a gente aceitasse que virasse um livro”, contou Ana Paula.
“A gente era inocente, nunca achou que ele ia pegar isso para fazer algo contra a gente”, reforçou Catia Paganote. A informação de que as paquitas estavam planejando lançar um livro chegou até Marlene por uma delas, que se arrependeu do que disse, procurando a diretora para se desculpar.
Xuxa Meneghel reagiu mal à descoberta sobre as paquitas
Marlene, irredutível, optou por demitir todas elas, informando Xuxa sobre suposta traição por parte das paquitas. Apesar de não ter autorização, João Henrique publicou o livro, mas todas as cópias foram recolhidas pouco depois.
“A Marlene sempre falava ‘te disse que o amigo de hoje é o inimigo de amanhã, porque seu amigo de hoje vai escrever um livro e falar sobre você, eu te falei, está aqui a prova’”, entregou Xuxa, sobre a conversa com Marlene. “Ela sempre usava esta frase, tratando elas como inimigas. A Marlene aproveitou este estrago para colocar mais lenha na fogueira”.
“A gente sabia que este sonho ia acabar um dia, mas terminou de uma forma muito injusta. Foi cruel”, analisou Flávia Fernandes. Em um primeiro momento, Xuxa se frustrou com a forma que descobriu o que estava acontecendo, mas, com o passar do tempo, entendeu que as meninas foram, de fato, enganadas.