“Unfamiliar” é baseada em fatos reais? O que é verdade na série Top 1 da Netflix

Sucesso na Netflix, “Unfamiliar” levanta questionamentos sobre ser baseada em fatos reais ao retratar a tensão da espionagem em Berlim

A nova série da Netflix, “Unfamiliar”, não demorou para cair no gosto dos brasileiros e alcançar o topo do ranking de produções mais assistidas. Com uma trama ambientada em Berlim durante a Guerra Fria, a produção mistura suspense e espionagem, o que fez muita gente se perguntar: essa história aconteceu de verdade?

“Unfamiliar”, da Netflix, se baseia em fatos reais?

Em “Unfamiliar”, a paz de um casal de ex-espiões chega ao fim de forma drástica. Após dezesseis anos vivendo sob identidades secretas em Berlim, Simon (Felix Kramer) e Meret (Susanne Wolff) se veem forçados a voltar à ativa depois que um infiltrado perigoso descobre o paradeiro do casal e vaza as informações para o vilão Josef Koleev (Samuel Finzi).

Para proteger a filha adolescente e manter o abrigo secreto que gerenciam para outros agentes, eles precisam, eventualmente, enfrentar o passado. No entanto, o maior perigo pode não ser o inimigo externo, mas sim as mentiras que um escondeu do outro durante décadas.

"Unfamiliar" é série curtinha que prende do início ao fim
(Crédito: Divulgação/ Netflix)

Apesar de usar um contexto histórico bem real — a Alemanha dividida e o clima de vigilância extrema da época — “Unfamiliar” não se baseia em um caso específico. Os protagonistas, Simon e Meret Schäfer, são personagens fictícios. O objetivo dos criadores não foi documentar uma missão real, mas sim explorar como as escolhas de quem vive no mundo da espionagem podem afetar a família e o casamento.

De onde veio a inspiração de “Unfamiliar”

Os roteiristas Paul Coates, Alexander Seibt e Kim Zimmermann explicaram que a ideia central era mostrar uma família comum em situações extremas. A operação na Bielorrússia, por exemplo, que assombra os personagens ao longo da história é totalmente fictícia, servindo apenas para criar o conflito da trama.

O foco da série está nos sentimentos e na tentativa dos pais de protegerem a filha e não em relatar fatos históricos precisos. Embora os personagens sejam inventados, a produção buscou ser o mais autêntica possível no visual e nos detalhes técnicos.

Unfamiliar
(Crédito: Divulgação/ Netflix)

Um fato curioso é que “Unfamiliar” foi a primeira produção grande autorizada a gravar cenas dentro da sede real do BND (o Serviço Federal de Inteligência da Alemanha). Ao misturar o cenário oficial com uma história emocionante de ficção, a série entrega um suspense envolvente que faz o público se sentir dentro da história, mesmo sem ser um relato biográfico.

“Unfamiliar” está disponível no catálogo da Netflix.

Séries da Netflix