Série documental “Magreza na TV: A Verdade de The Biggest Loser” expõe polêmica envolvendo Jillian Michaels, que treinava os participantes do reality
O documentário recém-lançado pela Netflix, “Magreza na TV: A Verdade de ‘The Biggest Loser'”, gerou uma nova polêmica. Após a repercussão dos episódios, Jillian Michaels, treinadora do programa, ameaçou processar a plataforma de streaming, bem como outros envolvidos no projeto.
Entenda a polêmica e saiba o que diz a profissional.
Documentário do “The Biggest Loser” expõe polêmicas

A série documental da Netflix expõe os bastidores, riscos e polêmicas por trás de “The Biggest Loser”, famoso reality em que os participantes com obesidade batalhavam para emagrcer. O programa era uma competição que premiava com US$ 250 mil quem mais perdesse peso.
À medida que as dinâmicas aconteciam, integrantes eram eliminados se não perdessem uma porcentagem de peso ou recebiam imunidade com um bom desempenho. O programa durava em torno de 30 semanas até a vitória do “maior perdedor”.
“The Biggest Loser” foi ao ar pela primeira vez em 2004, na NBC, se tornando um fenômeno global, chegando ao fim em 2020, após 18 temporadas. A produção derivada na Netflix, no entanto, acendeu um alerta para os limites da perda de peso saudável e o bem-estar dos participantes, que relatam ter passado por momentos desafiadores e sombrios.
Polêmicas de “The Biggest Loser”

Além da pressão psicológica para emagrecer, os ex-participantes, levados ao extremo, tiveram de lidar com várias consequências da escolha, incluindo transtornos alimentares e problemas de saúde mental. Durante o programa, métodos exaustivos e arriscados se destacavam, como privação alimentar e rotinas de exercícios intensas, durando até oito horas por dia.
Uma das maiores polêmicas já reveladas envolve o uso de suplementos de cafeína e a pressão para que participantes tomassem drogas para maximizar os resultados. Em 2016, o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles chegou a abrir uma investigação sobre o uso de substâncias na perda de peso de ex-participantes.
No decorrer dos anos, Rachel Frederickson, que venceu a décima quinta temporada, apareceu pesando apenas 47,6 kg, algo que acendeu um alerta no público. Já a ex-participante Tracey Yukich, da oitava temporada, revelou ter colapsado durante um desafio e recebido o diagnóstico de rabdomiólise, ruptura muscular que libera uma proteína prejudicial no sangue.
Personal Jillian Michaels desmente série da Netflix

Jillian Michaels, uma das treinadoras mais proeminentes do programa, se destaca como vilã na série documental da Netflix, mas optou por não participar das entrevistas. A produção usa extensas imagens de arquivo dela gritando e aparentemente humilhando os competidores.
Um dos episódios, por exemplo, mostra o suposto momento em que ela teria dado suplementos de cafeína à sua equipe na décima quinta temporada. Jilian, em contrapartida, se defendeu das acusações de violar as regras do programa.
A treinadora afirmou ao veículo “TMZ” que toda a produção da Netflix é uma “mentira gigante” e optou por tomar medidas legais. Com o apoio do advogado, Bryan Freedman, ela pretende processar a plataforma, os produtores do documentário, o treinador Bob Harper, que também presta depoimento, e o Dr. Robert Huizenga.
Jilian, além disso, esclareceu que o uso de cafeína não era proibido no “The Biggest Loser” e tem e-mails para comprovar. O mesmo, segundo ela, valeria para Ambien e tabaco sem fumaça. Em 2013, a treinadora foi penalizada por dar pílulas sem permissão pessoal, afirmando que a então showrunner, Lisa Hennessy, havia deixado.
Jillian Michaels vai tomar medidas contra o streaming
A série documental, porém, também acusa Jilian de parabenizar um vencedor dizendo que tinha tornado ela milionária, e de restringir a ingestão calórica dos participantes. A treinadora fez questão de postar prints de e-mails e comentar sobre a relação com Bob Harper.
Bob Harper revela que considerava Jilian uma amiga, mas a treinadora nunca o procurou após ele ter sofrido um ataque cardíaco em 2017. Para colocar um fim nas especulações, a ex-integrante expôs uma mensagem de texto, de 2014, lamentando o fato dele não responder, em relação que classificou como “longa e complexa”.
“Magreza na TV: A Verdade sobre The Biggest Loser” está disponível na Netflix.