O final da parte 1 da segunda temporada de “Sandman” revela o destino trágico de Sonho e como isso pode afetar os próximos episódios
“Sandman” retornou para uma segunda temporada na Netflix, dividida em duas partes pela gigante do streaming, com final impactante que gerou ansiedade pelos novos episódios. A sequência adapta o universo dos quadrinhos de “Season of Mists” (“Estação das Brumas”).
ALERTA DE SPOILER!
“Sandman”: final explicado da parte 1 da segunda temporada
A primeira parte de “Sandman”, na Netflix, sofre reviravoltas com a decisão de Lúcifer (Gwendoline Christie) de abdicar do controle do Inferno e entregar a chave de seus portões a Morpheus, também conhecido como Sonho (Tom Sturridge).
Na nova temporada, Sonho tem se dedicado a restaurar e reconstruir seu reino, o Sonhar. No entanto, o passado compromete seus planos, exigindo que ele enfrente seus “pecados” e falhas. Além disso, a busca pelo irmão, Destruição (Barry Sloane), que abandonou o reino há trezentos anos, gera consequências desastrosas.

Como resultado, Sonho e Delírio (Esmé Creed-Miles), sua irmã caçula, procuram Orfeu (Ruairi O’Connor), o filho imortal de Sonho com a musa Calíope (Melissanthi Mahut), que serve como oráculo. Entretanto, o relacionamento do protagonista com Orfeu sempre foi conturbado.
O motivo começou dois milênios antes, quando Orfeu foi atacado e desmembrado pelas Irmãs do Frenesi, uma espécie de culto grego, logo depois de tentar se reunir com sua esposa falecida, no Submundo, contra a vontade de seu pai.
Desesperado e com a cabeça decepada, Orfeu tentou implorar que Sonho tirasse sua vida, mas o rapaz se recusou, uma vez que os Perpétuos são proibidos de derramar sangue da família. Em seguida, deixou Orfeu aos cuidados de sacerdotes e jurou que nunca mais se encontrariam.
Reencontro de Orfeu e Sonho em no final de “Sandman 2”
A necessidade de encontrar Destruição, eventualmente, forçou Sonho a quebrar sua promessa. Em troca de sua ajuda para localizá-lo, Orfeu pediu ao protagonista que finalmente concedesse sua morte, desejo que já completou 2.000 anos.
Durante o reencontro, Sonho se desculpa por suas falhas como pai, enquanto Orfeu lamenta o fato de não ter escutado antes. Portanto, o protagonista revela o paradeiro de Destruição: uma ilha vizinha ao seu templo – onde jamais sonhariam ir.

A série explica que Destruição deixou seu reino por amor à humanidade, não desejando ser responsável pela destruição, além de aconselhar Sonho a seguir o amor. O protagonista, porém, desaparece em um lugar entre as estrelas, deixando seu cachorro falante, Barnabas (voz de Steve Coogan), com Delírio.
Nos últimos momentos da parte 1 da segunda temporada de “Sandman”, Sonho concede a Orfeu o presente da morte. Uma vez que recebeu a imortalidade de presente da tia, apenas os Perpétuos poderiam anulá-la, levando o pai a matar o filho, apunhalando olhos e dedos.
O que acontece com Sonho na parte 1 da segunda temporada de “Sandman”
Desolado, Sonho volta ao reino e chora em silêncio – pela primeira vez na história da série. No entanto, a lei dos Perpétuos proíbe a morte de um familiar com as próprias mãos e o protagonista deve pagar pelo fato de ter tirado a vida de Orfeu, ainda que fosse a vontade dele.
Em cena final da temporada, as três Bondosas (Fates) são vistas lendo um biscoito da sorte que diz: “Um rei abandonará seu reino. Vida e morte se chocarão e se desgastarão. A batalha mais antiga recomeça”. Após discordarem sobre como proceder, as Fates cortam o fio da vida de Sonho.

A mesma profecia, entretanto, já havia sido feita a Destino no início da temporada, levando à reunião familiar dos Perpétuos. Diante da atitude de Sonho, a profecia ganha um significado mais sombrio, selando o seu próprio destino na parte 2 de “Sandman”.
As duas temporadas de “Sandman” estão disponíveis na Netflix. A parte 2 da segunda temporada tem previsão de estrear em 24 de julho.