“O Jardineiro”: entenda a condição neurológica por trás da frieza de Elmer na série da Netflix

Em “O Jardineiro”, Elmer sofreu acidente, ainda pequeno, que afetou a sua capacidade de pensar e agir como alguém normal

“O Jardineiro”, que assumiu o Top 1 global entre as séries mais assistidas da Netflix, acompanha Elmer (Álvaro Rico). Por trás da fachada como jardineiro, o jovem se revela um assassino frio e calculista, responsável por cometer diversos crimes encomendados, ao lado de sua mãe, sem nenhum remorso.

Entenda a condição neurológica do protagonista!

“O Jardineiro”: qual é a condição neurológica que afeta Elmer

Na minissérie espanhola, devido a um trauma infantil, Elmer cresceu sem emoções e se tornou um assassino de aluguel sob o controle de sua mãe, La China (Cecilia Suárez). No entanto, quando se apaixona pela próxima vítima, Violeta (Catalina Sopelana), a situação foge completamente do controle.

Pela primeira vez, Elmer se vê dividido entre sua lealdade à mãe e os sentimentos que Violeta desperta nele. La China, em contrapartida, não vai medir esforços para tirá-la do caminho que ameaça a frieza e crueldade de seu principal herdeiro.

“O Jardineiro” (Crédito: Niete/Netflix)

Devido ao realismo, a minissérie, criada por Miguel Sáez Carral, despertou curiosidade se teria se baseado em uma história real. Apesar de ter sido lançada como uma obra ficcional, “O Jardineiro” surpreende pela complexidade dos sentimentos e atitudes do protagonista.

No início da minissérie, a Netflix apresenta uma explicação para o comportamento incomum de Elmer: um traumatismo cranioencefálico. A lesão ocorre no cérebro devido a uma força física externa e surgiu, portanto, após um acidente de carro que sofreu quando tinha apenas seis anos.

As sequelas teriam danificado o córtex de seu lobo frontal direito e, de acordo com a mãe, La China, Elmer “perdeu a capacidade de sentir emoções”. O dano físico ao cérebro pode levar a uma ampla gama de disfunções cerebrais, temporárias ou permanentes, capazes de afetar também as emoções e o comportamento.

“O Jardineiro” (Crédito: Niete/Netflix)

Como resultado, ocorrem diferentes perturbações de regulação emocional de indivíduos, além de controle de impulsos, empatia e distorção na tomada de decisões. Nas pessoas diagnosticadas com a lesão, um comum distanciamento das respostas emocionais típicas não passou despercebido, como acontece com o próprio Elmer, por exemplo.

Além disso, lesões no córtex do lobo frontal direito podem causar impulsividade, desinibição, comportamentos socialmente inapropriados, irritabilidade e alterações na personalidade. O comportamento de Elmer, entretanto, se baseia em fatos científicos relacionados à condição ao invés de apresentá-lo como alguém frio e mal-intencionado.

“O Jardineiro” está disponível no catálogo da Netflix.

Séries na Netflix