“Monstros: Irmãos Menendez”: o que é real e o que é ficção na série da Netflix

Série da Netflix, “Monstros” adaptou alguns fatos para a ficção envolvendo os irmãos Menendez

“Monstros: Irmãos Menendez”, que acompanha a história dos irmãos Lyle e Erik Menendez, surpreendeu na Netflix. Dando sequência à primeira temporada, sobre Jeffrey Dahmer, a produção foi baseada em fatos reais, mas fez adaptações ficcionais que alteraram a cronologia dos fatos.

Lyle e Erik mataram os pais, em 1989, com doze tiros, na residência onde moravam, em Beverly Hills. No entanto, os dois se declararam inocentes e alegaram terem agido em legítima defesa, diante de supostos abusos cometidos pelos alvos. Confira o que é real e o que não é!

Irmãos Menendez: o que é real e o que é ficção na série da Netflix

Relação de O.J. Simpson com os irmãos Menendez

A série da Netflix mostra como o caminho de Erik Menendez cruzou com o do ex-jogador de futebol americano, O.J. Simpson, responsável por assassinar a esposa em 1994, em prisão em Los Angeles.

Contudo, a conversa entre eles enquanto estavam em celas adjacentes durou cerca de dez dias, de acordo com o livro “Os Assassinos Menendez: A chocante história não contada da família Menendez e os assassinatos que chocaram a nação”, de Robert Rand.

Nicholas Chavez (Lyle Menendez) e Cooper Koch (Erik Menendez) em “Monstros” (Crédito: Miles Crist/Netflix © 2024)

Os dois, além disso, já tinham se encontrado antes, na vida real, uma vez que o pai dos irmãos, José Menendez, trabalhou por um período em uma empresa que o ex-jogador fez comerciais. Ainda na infância de Lyle e Erik, O.J chegou a visitar a casa da família.

Reencontro dos irmãos Menendez

Apesar de os irmãos serem enviados juntos para a prisão em “Monstros”, o fato não aconteceu na vida real. Após serem condenados pelo crime, Lyle e Erik foram encaminhados para penitenciárias separadas e passaram 22 anos se comunicando por cartas.

Irmãos Menendez (Crédito: Divulgação/Netflix)

Em 2018, entretanto, os dois se reuniram em presídio na Califórnia, em momento emocionante. Após décadas separados, os dois se abraçaram e choraram por finamente se reencontrarem. Atualmente, os dois seguem juntos, cumprindo pena de prisão perpétua, sem possibilidade de condicional.

Netflix alterou cena do crime em “Monstros”

Da mesma forma que os outros pontos, a Netflix também fez mudanças na cena do crime. Na produção, os irmãos ameaçam os pais com espingardas, armas usadas para cometer o assassinato. Entretanto, José e Kitty Menendez não sabiam do ataque na vida real e foram pegos de surpresa.

A perícia, posteriormente, identificou que o tiro que matou José o atingiu na parte de trás da cabeça. A história da mãe, por outro lado, reflete a realidade, uma vez que tentou se salvar, mas Lyle buscou mais munição para matá-la.

Irmãos Menendez ameaçam os pais em “Monstros” (Crédito: Miles Crist/Netflix © 2024)

 No dia do crime, os irmãos ficaram na casa em que mataram os pais após os homicídios, mas alegaram terem passado a noite fora. Em “Monstros”, em mais uma diferença, os dois passam por um cinema e um restaurante como forma de criar um álibi ao serem vistos por outras pessoas.

Incesto entre os irmãos Menendez

“Monstros” dá a entender que os irmãos Menendez tinham uma relação incestuosa. De acordo com o livro de Robert Rand, isso é ficção, uma vez que a narrativa se aproveitou de boatos que surgiram na época dos crimes para explicar a motivação dos homicídios.

Irmãos Menendez