Mãe de Chitãozinho e Xororó também cantava: o que aconteceu com Araci

Dona Araci, mãe de Chitãozinho e Xororó, despertou curiosidade na série “As aventuras de José & Durval”, do Globoplay, onde é interpretada com muita emoção por Andréia Horta. A incentivadora da carreira de sucesso dos filhos morreu em junho de 2010, aos 76 anos, mas segue sendo lembrada com muito carinho pela dupla.

O que aconteceu com a mãe de Chitãozinho e Xororó?

Mãe da dupla e de outros seis filhos, Araci Prudêncio de Lima foi uma mulher religiosa, guerreira, que se dedicava aos afazeres domésticos, à plantação, sem deixar de lado o cuidado com a família.

Dona de uma belíssima voz e de um agudo inigualável, Araci tinha a música muito presente em sua vida, incentivando os filhos a buscarem um mesmo caminho e se orgulhando do que viu em vida.

“Ela sempre foi uma figura muito forte para eles. Em muitos momentos em que pensaram em desistir ou se abateram diante das adversidades, a Araci era a pessoa que dizia para ficarem firmes e irem adiante”, comentou Andréia.

Chitãozinho e Xororó
Globo/Gustavo Scatena

“Os irmãos Lima cresceram em um ambiente musical, onde a mãe fazia os afazeres domésticos cantarolando e o pai cantava e compunha lindas canções”, acrescentou ainda a atriz, fortemente inspirada pelo papel.

“A Araci me deixa a coragem, a vontade de viver, de estar de pé, a força para atravessar as dificuldades, a força para seguir em frente com vigor”, entregou. Andréia teve que se preparar para retratar a luta da mãe dos cantores em relação a problemas mentais.

Araci (Andréia Horta), Durval (Felipe Simas), José (Rodrigo Simas) e Mário (Marco Ricca)
Aline Arruda

“Ela tem bipolaridade que, na época, não era diagnosticada, e ela já sofria com esse transtorno. Habitar esses polos de euforia e tristeza, de estar bem e não estar, essas zonas mais obscuras dos sentimentos, foi o grande desafio”.

Dona Araci morreu em junho de 2010, aos 76 anos, vítima de um infarto. A vida dela foi marcada por muito sofrimento depois que perdeu uma filha ainda bebê, Lurdinha, mas Araci viveu para ver o sucesso dos filhos.

Série sobre Chitãozinho e Xororó