Do suicídio controverso à queda da elite: conheça os documentários que detalham a rede de abusos de Jeffrey Epstein
Os chamados Epstein files (arquivos de Epstein, em tradução-livre para o português) compõem um acervo documental de cerca de 3,5 milhões de páginas que lançam luz sobre a extensa rede de crimes cometidos por Jeffrey Epstein. Para além das evidências das atividades ilícitas, o material — composto por imagens, vídeos e arquivos — revela a proximidade do financista estadunidense com nomes influentes da política e do entretenimento, expondo as dinâmicas de poder de seu restrito círculo social.
O nome do criminoso retornou ao centro do debate público após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos reafirmar, em comunicado oficial, que a causa de sua morte, ainda na prisão, foi suicídio. O documento também esclareceu a inexistência de uma suposta “lista de clientes” pendente de divulgação, desmentindo rumores que circulavam intensamente nas redes sociais.

De acordo com as investigações, o empresário abusou de dezenas de menores de idade no início dos anos 2000, sendo preso em 2019, em caso que chocou o mundo. O criminoso supostamente pagava para que meninas fossem até imóveis dele e realizassem atos sexuais em troca de centenas de dólares. Nesse meio tempo, também eram contratadas para recrutar outras garotas para a mesma finalidade.
Dezenas de mulheres vieram a público denunciar Jeffrey Epstein, detalhando como eram coagidas a prestar serviços sexuais tanto ao financista quanto aos seus convidados. Segundo os relatos, os abusos ocorriam em sua ilha particular no Caribe e em suas diversas propriedades em Nova York, Flórida e Novo México. Conforme dados oficiais do governo dos Estados Unidos, o bilionário foi responsável pela exploração sexual de mais de 250 meninas menores de idade.
Confira os principais documentários para entender o caso!
Documentários sobre Jeffrey Epstein: entenda os Epstein files
“Crimes Misteriosos: Quem Matou Jeffrey Epstein?”
O documentário da HBO Max mergulha nos bastidores da morte de Epstein, um episódio oficialmente registrado como suicídio, mas que permaneceu um bom tempo cercado por intensas suspeitas e controvérsias. Ao longo de três episódios, a produção reúne depoimentos de investigadores, jornalistas e fontes próximas ao caso.

O objetivo, portanto, é de destrinchar as graves falhas de segurança na prisão, as teorias conspiratórias que ganharam o mundo e o sombrio histórico do bilionário. Além disso, a minissérie reconstrói a trajetória de como Epstein acumulou influência suficiente para blindar seus crimes por décadas, levantando a questão central: quem realmente se beneficiaria com o seu silêncio definitivo?
- Ano de lançamento: 2020
- Número de episódios: 3
- Onde assistir: HBO Max
“Jeffrey Epstein: Poder e Perversão”
Com relatos das sobreviventes, a série documental produzida pela Netflix investiga como o predador sexual Jeffrey Epstein usou dinheiro e poder para cometer seus crimes. Lançada meses após a morte de Epstein na prisão, a produção reconstitui em quatro episódios os detalhes do escândalo que envolve personagens da elite mundial.

Muito além de simplesmente narrar a trajetória de um criminoso influente, o documentário se propõe a desmascarar a rede de relações que sustentou, por anos, um ciclo de violência contra dezenas de mulheres. Sob a direção de Lisa Bryant, a série conta com a produção de Joe Berlinger, um nome já consagrado no gênero true crime por sua vasta experiência em investigações de crimes reais.
- Ano de lançamento: 2020
- Número de episódios: 4
- Onde assistir: Netflix
“Príncipe Andrew, Maxwell e Epstein – O Escândalo Sexual”
O documentário analisa minuciosamente o escândalo sexual que envolve o Príncipe Andrew, Duque de York e terceiro filho da Rainha Elizabeth II, em sua relação com a socialite Ghislaine Maxwell e o financista Jeffrey Epstein. É importante destacar que Maxwell e Epstein estruturaram uma notória rede de tráfico sexual que vitimou diversas jovens menores de idade.

Embora Epstein tenha sido preso em 2019, ele morreu antes mesmo de enfrentar o julgamento por tráfico e conspiração. Contudo, o fim do financista não encerrou o caso; pelo contrário, novos fatos e conexões com figuras influentes, como o próprio Príncipe Andrew, continuam a emergir através de investigações contínuas. Nesse contexto, Maxwell foi detida em 2020 sob as mesmas acusações, enquanto o diretor Ranvir Singh utiliza depoimentos impactantes de sobreviventes para examinar essa complexa teia que se expande a cada nova descoberta.
- Ano de lançamento: 2019
- Onde assistir: HBO Max

