“How to Get Away With Murder”: Por que ninguém está falando sobre a 4ª temporada?

Uma das séries de maior audiência da roteirista Shonda Rhimes é “How to Get Away With Murder”. Estrelada pela grande atriz Viola Davis, a trama sobre crimes misteriosos fez sucesso logo no 1º episódio, e engatou continuações empolgantes, com um público fiel.

No entanto, a atual 4ª temporada não está fazendo tanto barulho. Talvez estejamos mal acostumados, já que os anos anteriores foram muito comentados mesmo após a estreia, mas parece que as pessoas não estão mais tão interessadas na história. 

Ainda que insista em antigas premissas, que prendem a atenção do espectador, a sensação de estar vendo os mesmos acontecimentos pode ser um dos erros que a equipe esteja cometendo. Será que “How to Get Away With Murder” está no caminho certo?

VIX

4ª temporada de “How to Get Away”

Fórmula cansativa

IMDB

Após a chocante morte de Wes (Alfie Enoch), algumas perguntas ficaram sem respostas, e esse é o começo da 4ª temporada. Porém, a série ainda usa o recurso dos inúmeros flashbacks, que revelam alguma tragédia que aconteceu no futuro para atiçar a curiosidade do público, e é exatamente como nos outros anos.

Sim, a tragédia aconteceu e foi bem desesperadora, mas não vale mais tantas idas e vindas. A morte de Simon (Behzad Dabu) foi acidental, e praticamente gratuita, enquanto o destino do bebê de Laurel (Karla Souza) também foi chocante, mas talvez absurdo demais. 

Personagens desgastados

IMDB

Nessa altura da trama, os personagens principais estão cansados de tantos crimes, mas ao mesmo tempo não sabem como sair disso. Até mesmo Annalise (Viola Davis), que tenta permanecer o tempo todo longe de problemas, acaba se envolvendo.

Parece que a série se tornou um enorme labirinto, do qual os protagonistas não sairão tão cedo. Embora dê para ver o quanto eles amadureceram ao longo dos anos, esse ciclo não conseguirá se sustentar por tanto tempo.

Fim da surpresa

IMDB

Nas primeiras temporadas, tudo era novidade, inclusive para os personagens. Wes, Laurel, Asher (Matt McGorry), Connor (Jack Falahee) e Michaela (Aja Naomi King) ficavam espantados com tudo o que acontecia no trabalho com Annalise, mas agora, não dá mais para fingir estar surpreso.

Nem Oliver (Conrad Ricamora) escapa dessa, já que ele passou por diversas situações para continuar tão tenso sempre que algo dá errado. Talvez, reações diferentes ou até mesmo novos conflitos pudessem renovar a história da série.

Público subestimado

IMDB

Quem acompanha “How to Get Away With Murder” sabe, há tempos, qual é a dinâmica da série. Como ela continua a mesma, dá para encaixar os fatos e ligar os pontos sobre as grandes tragédias e reviravoltas tradicionais, e mesmo que não se chegue a uma conclusão, sabemos o ritmo que a série vai tomar.

Dessa forma, é como se a produção não soubesse quem está assistindo ao programa. Tudo virou rotina, e será preciso mais do que mortes importantes para segurar o público daqui para frente.

imdb

Ainda assim, não dá para negar o talento do elenco e a genialidade de Shonda Rhimes, que sabe como construir uma boa série dramática.

Nos Estados Unidos, a série exibiu a 1ª metade da 4ª temporada e entrou em pausa, enquanto no Brasil, estão sendo exibidos os primeiros episódios, pelo canal Sony. E você, o que está achando de “How to Get Away With Murder”?

Séries atuais