“O Amor Pode Ser Traduzido?” entrega final cheio de significado para o casal de protagonistas
“O Amor Pode Ser Traduzido?”, k-drama que se destacou entre os lançamentos de 2026, reforça que sentimentos verdadeiros transcendem idiomas e culturas. Após 12 episódios, o final foca na maturidade, mostrando que o amor não é sobre palavras perfeitas, mas presença, escuta e escolhas conscientes.
Entenda o que acontece!
Final explicado de “O Amor Pode Ser Traduzido?”
A comédia romântica segue Ju Ho-jin (Kim Sun-ho), um intérprete multilíngue com domínio de idiomas como inglês, japonês e italiano, contratado eventualmente para ser o intérprete pessoal da renomada atriz Cha Mu-hee (Go Youn-jung).
Apesar de suas habilidades impecáveis na tradução de palavras, Ju Ho-jin logo percebe que traduzir sentimentos pode ser um desafio muito maior. Mu-hee possui uma visão oposta sobre o amor, o que os leva a uma série de mal-entendidos, bem como momentos cômicos.

No final de “O Amor Pode Ser Traduzido?”, os protagonistas finalmente se entendem e compreendem, nesse meio tempo, que amar também significa decifrar a linguagem emocional do outro. Mu-hee, que cria outra personalidade, Do Ra-mi como mecanismo de defesa, enfim começa a superar os traumas do passado e dá abertura para viver o romance.
“Quando as pessoas têm dúvida, ansiedade e medo no coração, elas pensam no pior cenário. Mu-hee criou Do Ra-mi como um delírio”, explicou a atriz, em entrevista ao Tudum. No entanto, faltando pouco para o final, Mu-hee descobre que Do Ra-mi está ligada ao passado envolvendo sua mãe e uma tentativa de assassinato quando ela ainda era criança.

Antes de partir em busca de sua mãe biológica, Mu-hee, que retoma o controle sobre si mesma, pede um tempo a Ho-jin. De acordo com a atriz, a cena em questão demonstra ainda mais o amadurecimento inevitável dos protagonistas. “O fato de ela dizer ‘vamos terminar’ primeiro significa que existe muita confiança. Ela acredita no amor dele e decide enfrentar sozinha as feridas da infância”, analisou.
Cha Mu-hee e Ju Ho-jin ficam juntos no final
Posteriormente, os dois se reencontram em um observatório e se beijam, em momento que simboliza um novo começo e final feliz para o casal. Na visão de Kim Seon-ho, o desfecho é bem otimista, ainda que tenha deixado alguns fãs divididos sobre o seu real significado.
“Enfrentar o próprio lado mais sombrio é um crescimento muito significativo. Eu realmente acho que ela encontrou a mãe”, entregou o ator. Em seguida, Kim Seon-ho resumiu a mensagem central de “O Amor Pode Ser Traduzido?”.

“Todo mundo tem a sua própria linguagem. Ações, olhar, tom de voz e até o toque físico também são formas de comunicação”, justificou o ator. “Eles nem sempre se entendem, mas aprendem a compreender o coração um do outro”, concordou Go Youn-jung, por fim.
“O Amor Pode Ser Traduzido?” está disponível na Netflix.

