Final explicado de “Desobedientes” na Netflix: minissérie passa por grande reviravolta

Final de “Desobedientes”, minissérie em alta na Netflix, surpreendeu muitos espectadores com reviravolta bombástica

“Desobedientes”, que despontou no Top 10 da Netflix, mergulha nos mistérios de Tall Pines, uma instituição de ensino que promete ajudar jovens “problemáticos”, mas esconde segredos sombrios. A minissérie, de apenas oito episódios, termina de forma surpreendente, com final que surpreendeu a audiência e trouxe algumas respostas fundamentais.

Entenda o que acontece!

Final explicado de “Desobedientes” na Netflix

“Desobedientes” se passa em uma cidade bucólica, mas nem tudo é o que parece. Em meio a suspense e mistérios, acontecimentos estranhos começam a rondar a instituição Tall Pines. Após uma tentativa de fuga, dois adolescentes se unem a um policial local para desvendar a verdade e os segredos perturbadores por trás desse lugar e de sua chefia.

Escrita e protagonizada por Mae Martin, que interpreta Alex, o policial, a minissérie mostra como a diretora Evelyn Wade (Toni Collette) conduz um processo de “cura” baseado em drogas psicodélicas e abusos psicológicos, logo nos primeiros episódios. Com o pretexto de reintegrar adolescentes na sociedade, a vilã mantém um culto fechado em torno de sua liderança. 

“Desobedientes” (Crédito: © 2025 Netflix)

Leila (Alyvia Alyn Lind), Abbie (Sydney Topllife) e Rory (John Daniel), obrigados a participar do ritual central para a manipulação da diretora, vivem presos em Tall Pines. Alex, motivado pelos relatos absurdos da população local, começa as investigações, estranhando o fato de todos estarem conectados com a instituição, incluindo sua esposa, Laura (Sarah Gadon).

Todo muda depois que o trio consegue escapar dos muros da escola. No entanto, a liberdade dura pouco: sem apoio da mãe e temendo não ter para onde correr, Leila decide se render e retornar a Tall Pines, colocando em risco os amigos, como resultado. Enquanto permanecem cercados pelos guardas de Evelyn, Rory se sacrifica para que Abbie consiga fugir e buscar ajuda.

Alex desmascara diretora de Tall Pines em “Desobedientes”

Nesse meio tempo, Alex consegue avançar nas investigações, confirmando o uso de drogas e manipulação mental por parte da diretora. O protagonista fica perto de ser mais uma vítima do culto, mas consegue se salvar porque Laura se volta contra Evelyn, mobilizando grande parte da cidade para derrubá-la e impedir que continue praticando suas maldades. 

No último episódio de “Desobedientes”, Evelyn é forçada a injetar em si mesma a droga que preparava para o policial, mergulhando em alucinações incontroláveis. Apesar da derrota da diretora, Alex retorna para acompanhar o nascimento do filho, em momento perturbador: todos os moradores participam do parto e, ao segurarem a criança, passam a se considerar seus pais.

Mae Martin em “Desobedientes” (Crédito: Divulgação/Netflix)

A cena eletrizante significa, portanto, que Laura assumiu o lugar que era de Evelyn e o culto está longe de acabar, mudando apenas de liderança. O policial, em contrapartida, cogita fugir com o filho, mas fica paralisado e incapaz de tomar uma atitude. A tentativa de imaginar uma solução, a princípio, representa uma metáfora de sua impotência diante da situação. 

O que acontece com os adolescentes no final de “Desobedientes”

Entre os adolescentes, a única que consegue escapar, por fim, é Abbie. A cena final mostra a personagem ao volante do carro de Alex, dirigindo para longe da cidade e de Tall Pines, em direção a um futuro incerto.

De acordo com Mae Martin, a ideia era criar um encerramento marcado pela ambiguidade. Definindo a minissérie como um “conto de fadas zoado”, a showrunner buscou um final que fosse, ao mesmo tempo, perturbador e inesquecível.

“Desobedientes” (Crédito: © 2025 Netflix)

Portanto, apenas Abbie consegue deixar para trás Tall Pines e a cidade dominada pela seita. Leila, sem enxergar outra alternativa, se rende ao culto, Rory se sacrifica para garantir a fuga da amiga e Alex permanece preso ao ciclo de dominação, agora com Laura como líder. 

“Desobedientes” está disponível no catálogo da Netflix.

Séries da Netflix