Final explicado de “Pssica”: minissérie brasileira da Netflix termina cheia de significado

Final de “Pssica”, produção brasileira , comprova negligência e abandono com Janalice, que ganha um recomeço

“Pssica”, minissérie brasileira que chegou ao Top 1 da Netflix, surpreendeu ao abordar questões sociais de forte impacto na região amazônica, com personagens densos e reviravoltas intensas. Desbancando grandes sucessos da gigante do streaming, a produção gira em torno de Janalice (Domithila Cattete), vítima do tráfico humano.

Entenda o que acontece no final!

Final explicado de “Pssica”: o que acontece na minissérie

Pssica minissérie Netflix
“Pssica” (Crédito: Rodrigo Maltchique/Netflix)

Baseada no livro do escritor paraense Edyr Augusto e dirigida por Fernando Meirelles e Quico Meirelles, a minissérie acompanha o encontro de Janalice, sequestrada por uma quadrilha, com Preá (Lucas Galvino), que enfrenta dilemas morais sobre seu destino como chefe de uma gangue de ratos d’água, e Mariangel (Marleyda Soto), em busca de vingança pelo assassinato de sua família.

Os três, eventualmente, se encontram pelas margens do Rio Amazonas e tentam sobreviver juntos à pssica que acreditam ter recaído sobre eles. O termo corresponde a uma gíria regional bastante usada no Pará, onde foram gravadas as cenas, significando “maldição”, “azar” ou “algo ruim que persegue alguém”.

Logo depois que os caminhos se cruzam, o trio percebe que sofre da mesma “pssica”, destinando todo tempo de minissérie a quebrar a maldição que acreditam assombrar suas respectivas vidas. Desde os primeiros momentos, Janalice sofre muito, começando pelo assédio do namorado da tia, que faz com que decida fugir da casa. 

Preá e o sequestro de Janalice em “Pssica”

Pssica minissérie Netflix
Janalice (Domithila Catete) em “Pssica” (Crédito: Aline Arruda/Netflix)

Em uma tentativa de escapar da realidade, Janalice acaba sequestrada pela gangue de Preá e entregue ao traficante Zé Elídio (Claudio Jaborandy). Posteriormente, a jovem fica sob os cuidados de Philippe Soutin (Welket Bungué), que planeja leiloá-la em um evento clandestino, em momento de extrema tensão na série.

Paralelamente, “Pssica” apresenta mais de Preá, o líder de uma gangue de criminosos que atua nos rios, os “ratos d’água”. Apesar de ser o responsável pelo sequestro de Janalice, o bandido desenvolve uma obsessão por ela, acreditando que pode assumir o papel de seu salvador, momento em que compra briga com seu próprio grupo e rival, apelidado de “gigante”.

Mariangel, terceira aliada, busca vingança pela morte do marido e do filho, assassinatos pela gangue de Gigante, fazendo justiça com as próprias mãos. Como resultado, a protagonista elimina sistematicamente aqueles ligados à morte de sua família e ao cativeiro de Janalice e encontra um ex-policial, padrinho de Janalice, em busca do paradeiro da jovem.

O que acontece com Janalice no final de “Pssica”

“Pssica” (Crédito: Netflix)

O clímax da série converge no clube Coc d’Or, na Guiana Francesa, durante o leilão para vender Janalice, com a finalidade de exploração sexual. Rebatizada como “Jane”, a protagonista pensa em formas de escapar, escondendo dinheiro e outros itens até a oportunidade perfeita.

Durante o evento, Mariangel tenta comprar Janalice, com a ajuda de um antigo conhecido, disposta a resgatá-la. No entanto, Preá também aparece, colocando tudo a perder ao se provar determinado a comprá-la e levá-la consigo. Desesperada, a protagonista incapacita Cristóbal (Andrés Castañeda) e foge por conta própria.

Disfarçada de homem, Janalice promove a fuga de várias outras meninas, em situação de vulnerabilidade, que conquistam a tão sonhada liberdade. No meio da confusão, Preá consegue escapar do cativeiro de Philippe, mas entra em novo confronto com o criminoso, onde atiram um no outro, resultando na morte de ambos.

Atenta a tudo, Mariangel também atira em Preá, colocando um fim ao sofrimento. Apesar de voltar para casa dos pais, Janalice se recusa a ficar no local e decide viver com a nova aliada, refletindo a negligência e da falta de apoio de sua família, após o vazamento de um vídeo íntimo no início da série.

Enquanto Preá morre e paga pelas maldades que cometeu, vilões como o prefeito e o traficante Zé Elídio permanecem impunes, abrindo espaço para especulações sobre a paz de Mariangel e Janalice em possível continuação para a série.

“Pssica” está disponível no catálogo da Netflix.

Séries da Netflix