Final de “The Witcher” na quinta temporada pode ser diferente dos livros com reviravoltas inéditas
A quinta e última temporada de “The Witcher” pode tomar um rumo diferente e inesperado no final. Tudo indica que os novos episódios, que concluem a saga de Geralt de Rivia (Liam Hemsworth), não seguem fielmente os livros escritos por Andrzej Sapkowski, que deram origem à série original da Netflix.
Entenda!
Quinta temporada de “The Witcher”: final diferente dos livros
Desde sua estreia, em 2019, “The Witcher” fez várias mudanças no enredo, em relação à obra de Andrzej, gerando algumas polêmicas nesse meio tempo. Rumores de que Henry Cavill teria deixado o papel por discordar das mudanças, a princípio, também ganharam força.
No entanto, a quarta temporada da série se aproximou mais dos livros do que as anteriores,com liberdade ficcional apenas ao criar a batalha entre Yennefer (Anya Chalotra) e Vilgefortz (Mahesh Jadu). Por conta de todas as alterações no enredo ao longo dos anos, “The Witcher” pode ganhar um final inédito.

O confronto, nos livros, acontece no castelo de Strygga, refúgio de Vilgefortz, para onde Yennefer, que ganhou um novo arco, segue no fim da quarta temporada. Entretanto, Ciri (Freya Allan) passa por aventuras até chegar lá e Geralt, da mesma forma, vive alguns conflitos pessoais, como o romance com Fringilla (Mimi Ndiweni), que não seria possível na versão literária.
Além disso, na obra original, Fringilla e Philippa assumem papéis de antagonistas e não aliadas de Yennefer, o que torna improvável a repetição dessas dinâmicas na adaptação da Netflix. As mudanças, por outro lado, geraram uma queda de audiência para a série, especialmente após a saída de Henry Cavill.
O que acontece no final de “The Witcher”
No final dos livros, Geralt, após a batalha no castelo, é mortalmente ferido durante um tumulto em Rivia, e Yennefer, ao tentar curá-lo, esgota suas forças e desmaia em seguida. O destino dos dois permanece em aberto, com Ciri narrando como se ambos tivessem morrido, em desfecho ambíguo que combina mais com a literatura.

Diante das mudanças que a Netflix promoveu ao longo dos anos, as apostas mostram que o final deve ser mais direto e conclusivo, possivelmente encerrando a história no confronto de Strygga. Contudo, como sempre acontece na série, muitas reviravoltas podem vir à tona.
As quatro temporadas de “The Witcher” estão disponíveis na Netflix. A quinta e última ainda não ganhou uma data oficial de estreia.

