“Cem Anos de Solidão” acertou tudo na adaptação, segundo professora renomada

A série de “Cem Anos de Solidão”, da Netflix, surpreendeu pela semelhança com o livro de sucesso

Em destaque no catálogo da Netflix, “Cem Anos de Solidão”, adaptação do best-seller, reproduziu fielmente os detalhes do livro no streaming. De acordo com professora sênior de estudos espanhóis e latino-americanos, a obra foi certeira ao trazer para as telas a essência de Gabriel García Márquez.

“Cem Anos de Solidão”: série da Netflix acerta em adaptação

Publicado em 1967 por Gabriel García Márquez, “Cem Anos de Solidão” corresponde a uma das obras mais lidas e traduzidas ao redor do mundo. O autor, além disso, venceu o Prêmio Nobel de Literatura, em 1982, por sua obra original.

A história segue os primos José Arcádio Buendía e Úrsula Iguarán, que se casam contra a vontade de suas famílias e decidem deixar seu vilarejo natal posteriormente, em busca de um novo lar. Ao chegarem às margens de um rio repleto de pedras pré-históricas, fundam a utópica cidade de Macondo.

“Cem Anos de Solidão” (Crédito: Amazon/Netflix)

Entretanto, a vida na cidade se revela complexa, uma vez que várias gerações dos Buendía experimentam as complexidades da existência, com amores impossíveis, guerras sangrentas e ameaça de maldição de cem anos de solidão.

Liz Harvey-Kattou, professora sênior de estudos espanhóis e latino-americanos na Universidade de Westminster, afirmou que a produção da Netflix se mantém fiel aos detalhes. Em artigo publicado no site The Conversation, a especialista deu sua opinião.

Segundo Liz, a produção “não decepciona em seu alcance ou ambição”, celebrando também acerto no elenco. “É exatamente o tipo de autenticidade buscada pelos filhos de García Márquez”, afirmou, em seguida.

“Cem Anos de Solidão” (Crédito: Netflix)

“A série representa o livro palavra por palavra, seja através da narração que assume o papel de narrador onisciente, seja através do próprio diálogo. Os figurinos e o estilo dos personagens e os detalhes minuciosos do fundo são retirados diretamente das páginas da imaginação de García Márquez”.

Liz avaliou ainda que a série se aprofunda na narrativa, desmembrando acontecimentos narrados pelo autor, que ganham mais tempo de tela. Da mesma forma, personagens, que no livro também são apenas citados, tiveram a oportunidade de ganhar mais destaque.

“Cem Anos de Solidão” está disponível no catálogo da Netflix.

Séries da Netflix