O que acontece em “Três Graças”: entenda a sinopse da substituta de “Vale Tudo”

“Três Graças”, de Aguinaldo Silva, substituta de “Vale Tudo”, foca em trio de protagonistas e muitas reviravoltas

Mistura de drama, tragédia, romance e mistério, com um toque de comédia, “Três Graças”, escrita por Aguinaldo Silva, substitui “Vale Tudo” no horário nobre da Globo. De acordo com a Globo, o autor, vencedor de dois Emmys, traz nesta obra toda as suas vivências, referências e sua assinatura única na teledramaturgia, após seis anos distante das novelas.

Confira detalhes da sinopse!

O que acontece em “Três Graças”: sinopse da substituta de “Vale Tudo”

Escrita por Aguinaldo Silva, que retorna ao gênero após seis anos, em parceria com Virgílio Silva e Zé Dassilva, “Três Graças” promete retratar a realidade do Brasil atual. “A minha ideia, em ‘Três Graças’, é fazer uma novela popular e abrangente, que fala do dia a dia das pessoas, de quem sai às 5h da manhã e pega três ônibus para ir trabalhar”, adiantou o autor, ao Gshow.

“E aí você vai penetrando nesse dia a dia e vendo que dentro dele tem histórias edificantes, maravilhosas, e ao mesmo tempo histórias terríveis de pessoas que supostamente são a elite do país. Eu acho que a novela é uma tentativa de retratar o Brasil que está acontecendo nesse momento. É uma novela da atualidade, do ônibus, do metrô, do trem”, acrescentou, em seguida.

Gerluce (Sophie Charlotte), Lígia (Dira Paes) e Joélly (Alana Cabral) em "Três Graças"
(Crédito: Globo)

Quem são as Três Graças?

De origem humilde e sobrenome Maria das Graças, Gerluce (Sophie Charlotte), a mãe Lígia (Dira Paes) e a filha Joélly (Alana Cabral) dividem o mesmo destino na nova novela: a gravidez solo na adolescência. O trio, portanto, representa as “três graças” que dá título à produção.

Lígia, doce e resiliente, encarou de cabeça erguida os desafios de criar a filha sem o apoio de Joaquim (Marcos Palmeira), um homem solitário, que rejeitou a paternidade. Como resultado de seguir a mãe como exemplo, Gerluce se tornou uma mulher forte, batalhadora e determinada.

Quando era muito nova, se envolveu com Jorginho Ninja (Juliano Cazarré), antigo chefe da facção criminosa da Chacrinha, comunidade fictícia onde vive com sua família em São Paulo. Do relacionamento, nasceu Joélly, que criou apenas com a ajuda de Lígia, enquanto o pai da menina segue atrás das grades.

Elenco da novela das 21h,"Três Graças". (Créditos: Reprodução / Globo / Estevam Avellar)
Elenco da novela das 21h,”Três Graças”. (Créditos: Reprodução / Globo / Estevam Avellar)

Uma vez que Joélly chegou à adolescência, a maior obsessão da vida de Gerluce não poderia ser outra: impedir que a filha acabe por repetir a sina da mãe e da avó e se torne outra mãe solo. No entanto, aos 15 anos, a personagem confirma que também engravidou, para o desespero da família.

Mistério sobre o pai do bebê de Joélly em “Três Graças”

Joélly cresceu sem saber quem é o pai dela, optando por fazer o mesmo com Gerluce, em vingança. O bebê da adolescente é fruto de um caso com Raul (Paulo Mendes), jovem rico, que passou a frequentar a Chacrinha em busca de drogas.

O rapaz, coincidentemente, é filho da patroa de Gerluce, Arminda (Grazi Massafera). Entretanto, Raul, carente de afeto familiar e um pouco solitário, deve uma grande quantia de dinheiro para o atual chefe do tráfico da comunidade, Bagdá (Xamã).

Raul (Paulo Mendes) e Joélly (Alana Cabral) em “Três Graças” (Crédito: Globo/ Estevam Avellar)

Embora se apaixone por Joélly, Raul garante não ter condições de criar um filho e parte o coração da adolescente. Enquanto Gerluce e Lígia não suspeitam que Joélly vive uma situação delicada com o pai da criança, Kellen (Luiza Rosa) acoberta a melhor amiga.

Esquema criminoso em “Três Graças”

Eventualmente, Gerluce descobre que a patroa Arminda e seu amante, Santiago Ferette (Murilo Benício) são diretamente responsáveis pela piora na saúde de sua mãe e de outras pessoas da comunidade através de um esquema criminoso envolvendo medicamentos falsificados.

Os remédios distribuídos para a população carente pela Fundação Ferette, na qual os dois são sócios, levam farinha na composição e, por isso, não fazem efeito. Com o apoio da melhor amiga Viviane (Gabriela Loran), farmacêutica responsável pela distribuição na Chacrinha, a mocinha decide agir.

Nesse meio tempo, Gerluce faz o possível para proteger e incentivar a filha, torcendo para que comece uma faculdade de Medicina e tenha uma vida melhor que a dela e da avó. Lígia, que sofre de uma doença pulmonar grave, precisou se afastar do trabalho como cuidadora de Josefa (Arlete Salles).

Gerluce (Sophie Charlotte) em “Três Graças” (Crédito: Globo/Estevam Avellar)

Disposta a cumprir com a obrigação, Gerluce assume o posto da mãe e passa a frequentar diariamente a mansão de Arminda, filha da idosa. Pegando dois ônibus para chegar ao destino, em bairro nobre de São Paulo, a protagonista lida com o temperamento difícil e instável da patroa.

Quem é o amor de Gerluce em “Três Graças”

A protagonista, nesse meio tempo entre casa e trabalho, flerta com o motorista de uma das linhas de ônibus que pega todos os dias, Gilmar (Amaury Lorenzo). No entanto, o amor verdadeiro surge na vida de Gerluce quando ela conhece Paulinho Reitz (Romulo Estrela), um policial da região que trabalha.

Gerluce (Sophie Charlotte) e Paulinho (Romulo Estrela) em “Três Graças” (Crédito: Globo/Estevam Avellar)

Filho de um policial que morreu em serviço, Paulinho é um investigador que responde ao delegado Jairo Barroso (André Mattos) e tem como estagiária Juquinha (Gabriela Medvedovisky). Determinado e persistente nas investigações, se apaixona por Gerluce ao conhecê-la na frente do posto de saúde, momento em que leva Joélly para fazer exames.

Quem são os vilões de “Três Graças”

Arminda e Santiago Ferette, os vilões de “Três Graças”, têm muita coisa em comum, sobretudo, a superioridade e o fato de viverem centrados em seus próprios prazeres e interesses. A antagonista é viúva do ex-sócio do empresário na fundação Ferette, Rogério, desaparecido de forma misteriosa.

Nos encontros com a sócia, Ferette sempre leva os maços de notas em sacolas de supermercado, para disfarçar, quando optam por escondê-lo em uma escultura do ex-marido da vilã. Os dois, porém, ficam cada dia mais ricos devido ao esquema criminoso comandado pelo empresário.

Arminda (Grazi Massafera) em “Três Graças” (Crédito: Globo/Estevam Avellar)

A fundação recebe verbas públicas para adquirir medicamentos de alto custo e entregar em farmácias populares. Contudo, os remédios acabam revendidos no mercado clandestino por um valor abaixo da tabela e com pagamento em dinheiro, o que explica o fato do casal estocar as notas.

Para fazer a distribuição dos medicamentos à população, Ferette montou uma fábrica, onde produz os placebos feitos de farinha, que substituem os comprimidos reais. Casado com Zenilda (Andreia Horta) por mais de 20 anos, teve dois filhos com a esposa: Leonardo (Pedro Novaes) e Lorena (Alanis Guillen).

“Três Graças” estreia em 20 de outubro na programação da Globo.

Novelas da Globo