Papel de Sardinha, em “Vale Tudo”, abriu portas para uma longa e bem-sucedida carreira de Otavio Müller
Sardinha, melhor amigo e braço direito de Solange em “Vale Tudo”, foi interpretado por Otavio Müller na primeira versão da novela, exibida em 1988. O ator, atualmente com 59 anos, estreou na televisão através da trama e seguiu colecionando outros sucessos nos anos seguintes.
Quem era o Sardinha em “Vale Tudo”
Em “Vale Tudo”, Sardinha é um dos melhores amigos de Solange (Lídia Brondi/Alice Wegmann) e, além de dividir o apartamento, trabalha com ela na agência de publicidade. No remake da novela, no ar na Globo, o protagonista ganhou vida através de Lucas Leto.
Ator, diretor e roteirista, Otavio Müller entrou nas novelas em “Vale Tudo”, seguindo carreira artística na televisão, com passagens por vários sucessos, incluindo “Anjo Mau” (1997), “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1998), “Celebridade” (2003) e “Paraíso Tropical” (2007).

Posteriormente, Otavio se destacou nos elencos de “Três Irmãs” (2008), “Tapas & Beijos” (2011-2015), “A Regra do Jogo” (2015), “Escolinha do Professor Raimundo” (2015-2021), “Segunda Chamada” (2019-2021) e “Um Lugar ao Sol” (2021). Como ator, recentemente, esteve em “Vidas Bandidas” (2024), do Disney+.
Otavio foi confirmado nos elencos de “Dona Beja”, novela da Max prevista para 2026, bem como “Guerreiros do Sol”, do Globoplay, uma das grandes apostas do ano no streaming. Da mesma forma, seguiu carreira no cinema, passando pelos títulos “D.P.A – O Filme” (2017), “Três Verões” (2019) e “As Polacas” (2024).

O artista é pai de Francisco, nascido em 1995, fruto de seu relacionamento com a cantora Preta Gil, além de Maria, de 2006, e Clara, de 2008, do casamento com Adriana Junqueira Schmidt, mãe de Rômulo Arantes Neto.
O que acontece com Sardinha em “Vale Tudo”
Conhecido por seu senso de humor ácido e suas tiradas sarcásticas, Sardinha é extremamente leal a Solange e se preocupa genuinamente com o bem-estar dela. Eventualmente, o personagem percebe as más intenções de Maria de Fátima (Gloria Pires/Bella Campos).
A vilã consegue roubar o namoro de Solange e fazer com que proponha até casamento. Na versão original de “Vale Tudo”, Sardinha ficou conhecido, sobretudo, por ser mulherengo e ter diversos relacionamentos passageiros.

Sardinha, além disso, permanece como amigo de Solange até os últimos capítulos da novela. No entanto, o remake explora a possibilidade de ser assexual, o que pode influenciar sua dinâmica nos relacionamentos amorosos.