Só se fala da novela “Pantanal”. O clássico dos anos 90, escrito originalmente por Benedito Ruy Barbosa, ganhou uma nova versão na TV Globo agora em 2022, produzida pelo neto do autor. Só por isso as comparações e expectativas sobre a história não param de crescer.
Na época em que o folhetim era exibido na TV Manchete, os telespectadores sofreram com mortes trágicas de alguns protagonistas, começando por Maria Marruá, interpretada por Cássia Kiss na época, e atualmente por Juliana Paes. Relembre os finais dramáticos de alguns personagens!
Quem morre na primeira versão de “Pantanal”
Madeleine
Uma das protagonistas da história, a patricinha Madeleine (Ingra Liberato) acaba se envolvendo com o fazendeiro José Leôncio (Paulo Gorgulho), com quem se muda para o Pantanal e tem um filho, Jove (Marcos Winter).
https://www.instagram.com/p/BzgPWTlJGIg/
Só que como nem tudo são flores na vida do casal: a realidade da vida no campo faz com que Madeleine volte para o Rio de Janeiro com o filho do casal ainda pequeno. Anos mais tarde, a protagonista agora vivida por Ítala Nandi se arrepende e decide voltar para o Pantanal, mas sofre um acidente de avião e nunca mais é encontrada.
Para quem não sabe, esse desfecho foi uma solução encontrada pelo autor Benedito Ruy Barbosa para justificar a saída da atriz Ítala Nandi que, na época, se retirou para participar de outra produção na Índia. Ainda não se sabe se a Globo vai fazer o mesmo com a personagem de Karine Teles.
Maria Marruá
Maria Marruá (Cássia Kiss), é uma mulher simples, esposa dedicada e feliz até o momento em que tem que enterrar seus três filhos com Gil (José Dumont). A mulher acaba fugindo para o Pantanal, depois que seu marido mata um fazendeiro na tentativa de proteger suas terras.
Apesar de viver sempre com medo de serem caçados, o casal consegue reconstruir a vida em uma das terras de Zé Leôncio. Por lá, nasce a menina Juma (Cristiana Oliveira), a filha que Marruá se conecta de um jeito único. No decorrer da história, Marruá ensina tudo o que sabe para sua filha, já que Gil acaba sendo morto.
Quando Juma já é adulta passa por uma das cenas mais emocionantes da trama: ver sua mãe morrer em seus braços, na mata, depois de levar um tiro de um de homens que buscavam vingança contra a sua família. Isso também se repete com Juliana Paes no remake da novela.
Tenório
O rico fazendeiro Tenório (Antônio Petrin), casado com Maria que apelida de Bruaca (Ângela Leal), passa a novela toda maltratando a esposa. O casal tem uma única filha, a Guta (Luciene Adami). E tem mais: o peão ainda tem uma segunda família em São Paulo, com direito a amante Zuleika (Rosamaria Murtinho) e três filhos: Marcelo, Renato e Roberto (Eduardo Cardoso).
Um homem preconceituoso que no final da história descobre que sua mulher, a Bruaca, tem um caso com Alcides (Ângelo Antônio). Determinado a defender sua honra, Tenório tenta castrar o rapaz, mas o plano dá errado e ele acaba levando uma lança no peito e caindo em um rio cheio de piranhas. Atualmente, é interpretado por Murilo Benício.
Zé Leôncio
O protagonista da novela, Zé Leôncio (Paulo Gorgulho/Claudio Marzo) sofre um mal súbito ao final da trama de 1990: o peão, que se transforma em “Rei do Gado”, começa a ter fortes dores no peito, sofrendo um infarto ao qual não resiste. É na sua morte que Zé fica cara a cara com seu pai, desaparecido ainda na primeira fase da novela.
Só aí que ele descobre que o pai se torna o Velho do Rio, personagem que tem poderes vindos da natureza. No encontro, ele revela que Zé deve assumir seu lugar de guardião do Pantanal e de sua família, mesmo que de longe. Atualmente, Marcos Palmeira interpreta o fazendeiro em sua fase madura.