“Todo mundo morria de medo”: elenco revelou perrengues de gravar no Pantanal

por | mar 22, 2022 | Novelas

O remake de “Pantanal”, apesar de trazer uma história já conhecida do público, também proporcionou momentos únicos ao elenco. Para gravar a novela, boa parte dos atores se deslocou para a região pantaneira e se hospedou em fazendas locadas pela Globo, o que rendeu momentos de perrengue nos bastidores. “Todo mundo morria de medo”, entregou Bruna Linzmeyer, a intérprete de Madeleine na primeira fase.

Encontros com onças e jacarés, problemas com porteiras e deslocamentos intensos estão entre os perrengues vividos pelos atores. Confira abaixo!

Perrengues para gravar remake de “Pantanal”

Dificuldade com as porteiras

Para a maior parte do elenco de “Pantanal”, o maior perrengue foi o mesmo: abrir porteiras. Isso porque, entre uma fazenda e outra, todas bem distantes, era necessário repetir o ato com frequência, tomando cuidado para nenhum animal escapar.

“O maior perrengue era abrir e fechar porteiras”, entregou Bruna Linzmeyer, intérprete da Madeleine. Juliana Paes, a Maria Marruá, admitiu ter sofrido com o mesmo problema e explicou como funcionava essa logística nos bastidores.

https://www.instagram.com/p/Ca3kcKyuGRx/

“As fazendas – locações – não eram tão próximas, então tinham várias porteiras. A gente tinha vários esquemas: o carro da frente abre e o de trás fecha, uma pessoa abria e a outra fechava, ir de chinelo para ter a desculpa de não precisar abrir”.

“Nós desenvolvemos muitas técnicas para abrir e fechar [as porteiras]. O medo era mais das queixadas e dos porcos, que atacavam em bando. Então tinha que estar muito atendo, porque às vezes o retorno do set era muito tarde”, contou Irandhir Santos.

Deslocamento intenso

Questionada sobre os perrengues, Bruna também relembrou: “O deslocamento de todo dia”. Como gravavam muitas cenas externas às locações, o elenco precisava se deslocar com frequência, assim como a equipe numerosa, o que não é tão simples no Pantanal.

Pantanal é um dos biomas mais importantes do Brasil.
LeoMercon / iStock

“Esses deslocamentos eram intensos, você ia de carro, mais ou menos 1h30/2h, ou de avião, mas todo mundo morria de medo”, expôs a atriz, contando que Irandhir, intérprete do Joventino e do José Lucas de Nada (na 2ª fase), não andava de avião por nada.

Medo dos animais

Não tinha um ator que andava pelo Pantanal sem medo dos animais que poderiam surgir de uma hora para a outra. Esse foi o terror de Juliana Paes que, por beber muita água, não aguenta passar longos períodos sem fazer xixi.

Como o deslocamento levava tempo, a atriz teve que fazer xixi no meio do mato e ficou aflita: “Tinha que ir para trás do carro, da van, e fazer. Eu hidratei bastante aquela área, porque eu faço xixi toda hora, e ficavam de vigia para mim. E o medo de vir um bicho, gente?”.

Onça em cenas de
Reprodução/Globoplay

Bruna, que gravou bastante sequências dentro do rio, assume que tinha um pouco de aflição da ariranha. “A ariranha era intensa. Quando ela passava, eu saia do rio. Depois, entrava no rio de volta. Você se sente um animal humano no meio de outros animais. De fato, lá a gente é intruso”.

Perereca no banheiro

Letícia Salles, estreante nas novelas, dividiu o quarto com Malu Rodrigues, a Irma, que levou um belo susto ao chegar nas acomodações. Quando foi usar o banheiro, a atriz foi surpreendida por uma perereca, que saltou na pia.

Filó (Letícia Salles) na primeira fase de
Globo/Divulgação

“Eu gritei e levei um susto”, recordou a atriz, lembrando ainda a reação de Letícia, que já estava por lá durante 20 dias, nessa altura. “Ela falou que [a perereca] já estava lá todos os dias e não tinha tido coragem de tirar, ai eu falei: ‘Menina, por que você não avisou?'”.

Em sinal de amizade, Letícia chegou a passar 20 minutos cochilando na privada desse mesmo banheiro, só para não acordar a Malu, que estava exausta das gravações. “Ela não queria me acordar, queria me deixar descansar”, entregou a atriz, comovida.

Visita da onça

Renato Goés foi um dos pouco “sortudos” que viu uma onça de perto no Pantanal. O intérprete do José Leôncio, na primeira fase, descumpriu uma das recomendações da produção, sobre não levar ninguém de fora para a região, durante as gravações.

Com saudade da esposa, Thaila Ayala, então grávida de 6 meses, Renato a recebeu escondido na fazenda do Almir Sater, levando a famosa para tomar um banho de rio, no meio da noite: “Apareceu uma onça, em um lugar distante do rio”.

https://www.instagram.com/p/CapOwhuAOzu/

“A gente ficou olhando de dentro do rio. Eu saí, peguei o celular, comecei a filmar, aquela experiência foi maravilhosa”, admitiu o ator. “No dia seguinte, a gente voltou lá para ver as batidas da onça no lugar por onde ela tinha passado”.

Problemas com jacaré?

Duas atrizes do remake de “Pantanal” temeram pelos jacarés da região. Malu Rodrigues estava gravando, dentro da água, quando se viu cercada por animais, sem ter nem coragem de olhar para baixo, algo que não passou despercebido pela equipe.

“Renato olhou e falou ‘ih'”, relembrou a atriz, que, por alguns segundos, teve certeza que viraria comida de jacaré. O fato é que não passavam de peixinhos ao redor de Malu, que foi tranquilizada pela produção, após uma interferência para que nadassem.

“Com Renato ao meu lado, eu sabia que tinha mais alguém para o jacaré comer, além de mim”, brincou Malu. Já Juliana Paes teve uma situação mais desesperadora, com um jacaré de verdade indo em direção à atriz, que não tinha nem dado conta.

Maria Marruá (Juliana Paes) virando onça em
Reprodução/Globoplay

Nas gravações em questão, Juliana estava fazendo uma cena de Maria Marruá boiando na água. “Quando você boia no rio, os ouvidos ficam totalmente submersos. E eu estava ali, paradona, boiando, só escutando os barulhos embaixo da água. De repente eu começo a escutar uns barulhos mais altos…”.

“Quando eu vi eram as pessoas da produção pedindo para eu sair [do rio]! Quando eu olhei para o lado, um jacaré estava vindo em linha reta. Ele viu aquela carcaça boiando e pensou: ‘É nessa que eu vou’. Quase que eu levei uma mordidinha de jacaré”, relembrou a atriz, que saiu às pressas da água.

Remake de “Pantanal” na Globo