Novelas para ver em 2026: títulos já confirmados que prometem bombar no ano

Novelas de 2026 que prometem conquistar a audiência e são ótimas opções para os noveleiros de plantão

O ano de 2026 promete ser inesquecível para os noveleiros! Com a confirmação de grandes produções, o público se prepara para conferir muitas novidades, sobretudo na Globo, que já divulgou as próximas novelas que agitam a programação a partir de janeiro.

Da mesma forma, outras emissoras e plataformas de streaming anunciaram alguns de seus projetos, trazendo elencos estelares e tramas inovadoras que prometem dominar a audiência e dar o que falar nas redes sociais – de conflitos de época até revelações bombásticas.

Confira os títulos das novelas mais esperadas que chegam no novo ano!

Novelas para assistir em 2026

Novelas da Globo

“Coração Acelerado”

Criada e escrita por Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento, “Coração Acelerado” foi anunciada como a próxima novela das 19h e entra no lugar de “Dona de Mim” na programação. A novela estreia para transformar o universo sertanejo em palco de uma história de amor, identidade e potência feminina. 

A novela acompanha a ascensão de Agrado Garcia (Isadora Cruz), uma talentosa cantora e compositora que luta por um lugar de destaque no competitivo cenário musical. Seu destino se cruza com o de João Raul (Filipe Bragança), um astro do sertanejo que enfrenta uma crise pessoal e profissional.

Isadora Cruz como Agrado em “Coração Acelerado” (Crédito: Globo/Manoella Mello)

A atração imediata entre eles desencadeia a fúria de Naiane (Isabelle Drummond), uma influenciadora digital com quem João Raul mantinha um romance. Agora, em meio à busca pelo sucesso, Agrado terá que encarar a vingança e a revolta de sua rival. A novela se passa na cidade fictícia de Bom Retorno, vizinha a Goiânia, com gravações iniciadas em outubro.

Com direção artística de Carlos Araujo, a trama ganha como plano de fundo cenários icônicos e deslumbrantes do Cerrado, incluindo locações em Alto Paraíso de Goiás, Pirenópolis, São Gabriel de Goiás, Goiânia, Cidade de Goiás. A novela estreia oficialmente em 12 de janeiro de 2026 na programação.

“Nobreza do Amor”

Criada e escrita por Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Júnior, com direção artística de Gustavo Fernandez, “Nobreza do Amor” estreia como a próxima novela das 18h na Globo. A substituta de “Êta Mundo Melhor” tem Duda Santos, conhecida de outros sucessos, como protagonista.

Com estreia prevista para março de 2026, a novela retrata um amor “real” e fabular e se passa na década de 1920. A trama se desenvolve depois que a princesa africana Alika (Duda Santos) foge com a mãe para o Nordeste brasileiro após um golpe de estado em seu reino fictício, Batanga.

“Nobreza do Amor” (Crédito: Renato Pizzutto/Globo)

Uma vez no local, a mocinha se apaixona por Tonho (Ronald Sotto), um trabalhador rural descendente do rei Shaka, enquanto luta contra o vilão Jendal (Lázaro Ramos) e enfrenta o racismo e as desigualdades sociais.  A trama mescla romance, política e ancestralidade, com locações no sertão e na África.

“Próxima Página

Escrita por Juan Jullian, em sua estreia como autor principal de novelas, “Próxima Página” substitui “Coração Acelerado” no segundo semestre, a partir de agosto. A trama ainda não teve seu elenco confirmado, mas conta sobre a jovem Íris, que vai para São Paulo com o objetivo de se tornar uma romancista de sucesso.

Eventualmente, a jovem participa de um concurso literário promovido pela editora de Osvaldo, de quem Íris se aproxima, sem desconfiar que o homem é o pai biológico que ela sempre quis conhecer. Durante a oficina, Íris precisará lidar com os constantes boicotes de Tamara, mulher do pai e agente da editora.

Juan Jullian (Crédito: Globo/Estevam Avellar)

Nesse meio tempo, Íris também enfrenta a paixão por Cássio Lamira, um famoso escritor em bloqueio criativo desde a morte da esposa. Os dois se envolvem, até que Íris descobre que o rapaz plagiou seu romance e o lançou como seu próprio trabalho, promovendo algumas reviravoltas.

“Terra da Garoa”

“Terra da Garoa”, com poucas informações divulgadas até o momento, é a substituta de “Nobreza do Amor” na faixa das 18h. Mário Teixeira, autor de outros sucessos do horário, como, por exemplo, “Mar do Sertão” (2022) e “No Rancho Fundo” (2024), escreve a nova novela.

Nenhum nome do elenco obteve confirmação até o momento, mas a sinopse acompanha Rosenda, uma mulher sertaneja e mãe de quatro filhos, que se muda para São Paulo após descobrir que o marido desaparecido pode não ter morrido.

Mario Teixeira (Crédito: Globo/ Beatriz Damy)

Em contrapartida, ao chegar, encontra um homem transformado: rico, casado e disposto a apagá-la completamente do passado. Injustamente presa, a protagonista precisa se reconstruir em meio à cidade grande, enquanto seus filhos enfrentam seus próprios dilemas e segredos. A previsão de estreia é para novembro.

“Quem Ama, Cuida”

Escrita por Walcyr Carrasco, “Quem Ama, Cuida” é a próxima novela de horário nobre da Globo e substitui “Três Graças”. A novidade foi anunciada pela atriz Isabel Teixeira, escolhida como a vilã da trama, no Upfront da TV Globo, evento para os lançamentos da programação.

A atriz adiantou um pouco da sinopse para matar a curiosidade do público. “Uma cuidadora de idosos que vai herdar uma grana do senhorzinho para quem ela trabalha, que é dono de uma joalheria. Mas no dia que ele anuncia isso para a família, ele é desvivido, ‘vai de arrasta'”.

Isabel Teixeira anuncia “Quem Ama, Cuida” (Crédito: Reprodução/Instagram @isabelteixeira @robertosetton )

A previsão é de que a novela entre no ar na segunda quinzena de maio de 2026. Além de Isabel Teixeira, fazem parte do elenco já confirmado Bianca Bin e Letícia Colin, no papel da cuidadora, contratada para trabalhar para Rogério Brandão (Antônio Fagundes), com quem constrói uma amizade sincera, apesar do temperamento do patrão.

Solitário e com uma família interessada somente em seu dinheiro, Rogério, como resultado, decide se casar com Adriana para lhe deixar seus bens. Porém, na mesma noite em que comunica a decisão aos familiares, é misteriosamente assassinado, levando à condenação injusta da cuidadora.

Novelas do Globoplay

“Vidas Paralelas”

A Globo oficializou também a produção de “Vidas Paralelas”, nova mininovela do Globoplay, criada por Walcyr Carrasco e escrita por Cristianne Fridman. O projeto de 40 capítulos, original do streaming, marca a celebração dos dez anos da plataforma.

Com estreia prevista para 2026, o lançamento adota, no entanto, uma estratégia dupla, pensada para para diversificar a oferta de conteúdo e expandir o alcance digital da emissora. Primeiramente, o conteúdo entra no streaming, seguido de exibição na TV aberta em um horário vespertino a ser confirmado futuramente.

A história segue a trajetória de um jovem playboy que, após um revés dramático em sua vida, é forçado a aceitar um emprego no prestigiado escritório de um famoso advogado. O que ele não imagina é a ironia do destino: este influente homem é, na verdade, seu pai biológico.

(Crédito: Globo/Reinaldo Marques)

Em meio à nova rotina, o protagonista se torna os “olhos e ouvidos” da empresa e se envolve com uma mulher misteriosa, desencadeando uma complexa trama de segredos de família, traições e reviravoltas emocionais que prometem abalar sua vida.

O elenco inclui André Luiz Frambach e Giullia Buscacio como prováveis protagonistas, mas novidades devem ser anunciadas em breve. A Globo, até a publicação da matéria, não definiu a direção artística nem a data de início das gravações.

Novelas da Record

“Ben-Hur”

Entre os lançamentos de 2026, a Record anunciou a produção de uma nova novela bíblica baseada em “Ben-Hur”, com estreia prevista para o segundo semestre. A superprodução, com alto investimento, deve gravar no Brasil, com autoria de Cristiane Cardoso.

A nova novela, portanto, deve focar na jornada de esperança, vingança e redenção do personagem Judá Ben-Hur, adaptando o romance clássico de Lew Wallace, focada na vida de um nobre judeu injustiçado e escravizado, que conseguiu redenção através da fé em Jesus Cristo.

“Ben-Hur” (Crédito: Edu Moraes/Divulgação/Record)

O elenco completo e oficial ainda não foi divulgado, mas nomes como Rafael Cardoso e Floriano Peixoto estão cotados para a adaptação. A Record já tinha planos de desenvolver o projeto, com os direitos adquiridos em 2018, mas o adiamento ocorreu diante da complexidade e custos envolvidos.

Novelas da HBO Max

“Dona Beja”

Grazi Massafera como "Dona Beja" na novela da HBO Max (Crédito: Divulgação)
Grazi Massafera como “Dona Beja” na novela da HBO Max (Crédito: Divulgação)

Gravada há quase dois anos, “Dona Beja” estreia a partir de 2 de fevereiro de 2026 na HBO Max, com cinco capítulos divulgados semanalmente às segundas-feiras. A novela brasileira é uma releitura do sucesso da Rede Manchete, protagonizado por Maitê Proença nos anos 1980. Agora, o papel da protagonista é de Grazi Massafera.

A atriz interpreta Ana Jacinta de São José, figura histórica mineira. A narrativa explora empoderamento, desejo e vingança, revivendo a trajetória da cortesã que desafiou convenções em Araxá, Minas Gerais.

Famosa pela beleza, inteligência e atuação política e social, Beja construiu uma vida marcada por controvérsias, e a produção resgata discussões sociais que continuam atuais, envolvendo o público em uma trama rica em detalhes e ambientação histórica.

Além de Massafera, a novela conta com os atores David Junior e André Luiz Miranda, Pedro Fasanaro, Bianca Bin, Deborah Evelyn, Indira Nascimento, Bukassa Kabengele, Otavio Muller, Isabela Garcia, Erika Januza, Tuca Andrada, Kelzy Ecard, Werner Schunemann, Thalma de Freitas, Gabriel Godoy e muito mais.

“Romaria”

“Romaria”, nova novela milionária ganha produção pela HBO sob direção de Jayme Monjardim, marca a parceria entre a plataforma de streaming e a Band. Escrita por Letícia Wierzchowski, autora do livro “A Casa das Sete Mulheres”, a produção acompanha sete irmãos que precisam reorganizar a vida familiar após a morte da mãe.

Jayme Monjardim (Crédito: Reprodução/Instagram @jaymemonjardim)

Posteriormente, a narrativa se desenvolve a partir do último pedido da matriarca, que solicita aos filhos uma viagem pelo interior do Brasil. A romaria, dessa forma, funciona como ponto de partida para a condução dos acontecimentos da trama, marcada por muitas reviravoltas, fortes emoções e várias regiões do Brasil no roteiro de gravações.

A previsão é de que a novela seja lançada em 2026, mas a HBO ainda não se pronunciou oficialmente sobre a novidade, confirmada pelo próprio Jayme. O cineasta, além disso, adiantou que João Pessoa e Cabaceiras, conhecida como Roliúde Nordestina, integram a lista de locações escolhidas.

Novelas