Polêmicas dos bastidores de “Dona Beja” na HBO Max: de assédio à insatisfação geral do elenco

Condições de trabalho precárias, desorganização e conflitos com diretor fazem parte das polêmicas de “Dona Beja”

“Dona Beja”, nova novela nacional da HBO Max, teve muitas polêmicas nos bastidores. Com estreia marcada para 2 de fevereiro de 2026 no streaming, a produção já deu o que falar, sobretudo pelos atritos durante as gravações, que aconteceram em meados de outubro de 2023.

Confira as principais!

“Dona Beja” na HBO: polêmicas marcaram os bastidores

Ritmo das gravações

Uma das produções nacionais mais aguardadas, especialmente por se tratar de um remake de clássico da TV Manchete, dos anos 1980, “Dona Beja” deixou o elenco insatisfeito com o rumo das gravações. Prevista para estrear junto com “Beleza Fatal”, a nova novela teve vários adiamentos.

Logo no início das filmagens, o ritmo acelerado dos trabalhos, mudanças constantes na escala, roteiros entregues em cima da hora, bem como cenas filmadas sem possibilidade de regravação foram contribuindo para a percepção negativa dos atores.

“Dona Beja” (Crédito: Reprodução/HBO Max)

Nesse meio tempo, devido aos atrasos, alguns contratos precisaram até ser renegociados. De acordo com o Notícias da TV, a produtora não disponibilizou preparadores de elenco aos protagonistas, que arcaram com esse custo por conta própria.

Afastamento de Bianca Bin

Bianca Bin, a antagonista da novela, se desentendeu com a direção da novela e chegou a se afastar das gravações, se desculpando com o elenco, em uma carta, após piorar o atraso. Oficialmente, a saída da atriz foi atribuída a conflitos de agenda, alegando que ela tinha outros compromissos que colidiriam com o cronograma estendido de “Dona Beja”.

No entanto, a saída também estaria ligada a desentendimentos ou insatisfação com aspectos da produção ou com o papel oferecido. Apesar de ter retornado às gravações, a atriz foi substituída por uma figurante com as mesmas características, já que a personagem teve o rumo alterado na história.

Bianca Bin em “Dona Beja” (Crédito: Reprodução/Instagram @biancafbin)

Troca de diretor em “Dona Beja”

Em mais uma polêmica, “Dona Beja” teve uma troca de diretor durante as gravações devido a conflitos nos bastidores. Hugo de Sousa foi afastado após atritos com o elenco, sobretudo Grazi Massafera, ameaçando tirá-la das gravações, além de deixar muitos outros atores insatisfeitos com suas exigências.

Posteriormente, Thiago Teitelroit, também diretor criativo da produtora Floresta, assumiu o comando para pacificar o ambiente e conduzir o fim das gravações com quatro meses de atraso. A troca estendeu o cronograma, que deveria ter terminado no início de 2024, resultando no uso de dublês.

A polêmica também envolveu o ex-produtor executivo Erick Andrade, responsável por contratar Hugo de Sousa, anteriormente. Logo depois de diversas denúncias no setor de compliance, Erick obteve desligamento do projeto e da produtora em questão.

Grazi Massafera como "Dona Beja" na novela da HBO Max (Crédito: Divulgação)
Grazi Massafera como “Dona Beja” na novela da HBO Max (Crédito: Divulgação)

Relato de assédio

Relatos de assédio a uma figurante durante gravações em Sapucaia, no interior do Rio de Janeiro, também ganharam força nos bastidores. Na ocasião, o jornal O Globo trouxe poucos detalhes do assunto, até para preservar a vítima, mas a emissora optou por não se manifestar.

Quando estreia “Dona Beja” na HBO Max

“Dona Beja” acompanha a protagonista de Grazi Massafera enfrentando uma desilusão amorosa e se transformando na cortesã mais influente do Brasil colonial, após abrir um bordel e desafiar, assim, os costumes de sua época.

Com 40 capítulos previstos, o remake chega ao catálogo da HBO Max em 2 de fevereiro de 2026.

Novelas