“O Ritual” adapta a mesma história real de “O Exorcismo”, em diferente perspectiva, com elenco de peso
“O Ritual”, que estreia como uma das grandes apostas do gênero ainda em 2025, se inspira em um dos casos reais de exorcismo que serviu de base para o clássico “O Exorcista”. Antes mesmo do lançamento, o longa deu o que falar pela sinopse e entrega do elenco às cenas cheias de emoção.
Confira todos os detalhes!
“O Ritual”: tudo sobre o filme de terror com história real por trás
Sinopse de “O Ritual”
O terror acompanha dois padres passando por momento complicado em suas vidas: enquanto um dúvida de sua fé, o outro precisa lidar com um passado conturbado. Eventualmente, uma jovem acaba sendo possuída pelo Demônio, fazendo com que precisem agir rápido.
Como resultado, a dupla deixa as diferenças de lado, bem com o os próprios problemas, para entrar em corrida contra o tempo com o objetivo de salvá-la. Contando com uma arriscada sequência de exorcismo, a igreja não mede esforços para deter a força do mal e trazê-la de volta.

“O Ritual” adaptou história real
O filme se baseia em um caso de exorcismo que ocorreu em 1949, nos Estados Unidos, envolvendo um menino de 14 anos, conhecido como Roland Doe ou Robbie Mannheim, que também foi a inspiração para “O Exorcista”, de William Peter Blatty, publicado em 1971.
O exorcismo do menino, relatado pelo pastor Luther Miles Schulze, eventualmente virou artigo no jornal “The Washington Post”, dando origem ao livro e ao filme. Roland ou Robbie passou por rituais de exorcismo realizados por padres jesuítas, em Cottage City, Maryland e St. Louis, Missouri, em 1949.
O nome verídico do garoto segue preservado até hoje, por razões éticas e legais, levando a igreja e os jornais da época a adotarem dois pseudônimos para se referir ao caso. O adolescente teria apresentado comportamentos estranhos após a morte da tia e recorrido a um tabuleiro ouija.
Reportagens afirmaram, posteriormente, que o menino começou a ouvir sons das paredes do quarto após o falecimento. Nesse meio tempo, objetos teriam começado a se mover sozinhos, sempre com vozes estranhas ao fundo e marcas no corpo do jovem.

Após tentativas médicas frustradas, a família buscou auxílio religioso, encontrando o pastor luterano Luther Miles Schulze, que testemunhou os acontecimentos estranhos. Como resultado, o ritual de exorcismo foi conduzido por padres jesuítas da Universidade de Saint Louis, no Missouri, com autorização da Igreja.
De acordo com o “The Washington Post”, foram realizadas de 20 a 30 sessões exorcistas com o adolescente, que apresentava comportamento agressivo, sobrenatural e pronunciava palavras em latim, língua que nunca aprendeu. Após o fim da última sessão de exorcismo, o jovem afirmou não se lembrar de nada.
Enquanto “O Exorcista” é uma adaptação mais direta do caso real, “O Ritual” explora temas semelhantes, mas com sua própria narrativa e personagens. Embora o novo filme não seja uma adaptação direta do caso de Roland Doe, se inspira no mesmo contexto de exorcismos e na luta contra forças sobrenaturais.
Elenco de “O Ritual”
O elenco conta com nomes de peso, com destaque, sobretudo, para Al Pacino como um dos padres. Além do astro, também fazem parte Dan Stevens (“O Hóspede”), Ashley Greene (“Crepúsculo”), Abigail Cowen (“Fate: A Saga Winx”) e Patricia Heaton (“The Middle: Uma Família Perdida no Meio do Nada”).
Por fim, completam o elenco María Camila Giraldo (“Terror em Crescent City”), Liann Pattinson (“O Golpista do Ano”) e Courtney Rae Allen (“Estação 19”). Patrick Fabian, de “A Outra Zoey”, também foi confirmado, assim como Meadow Williams (“After”).

Data de estreia de “O Ritual”
“O Ritual”, dirigido por David Midell a partir de roteiro de Enrico Natale (“O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor”), chega aos cinemas em 2025. A data de estreia oficial, entretanto, não foi revelada – até a publicação da matéria.