Por que “O Auto da Compadecida 2” dividiu opiniões, apesar de sucesso de bilheteria

Sequência do sucesso de 2000, “O Auto da Compadecida 2” deu o que falar entre o público, formado por opiniões diversas

“O Auto da Compadecida 2”, sequência do filme de sucesso de 2000, dividiu opiniões ao estrear, tanto tempo depois, nos cinemas brasileiros. Apesar de ter obtido bons números de bilheteria, o longa decepcionou parte da audiência por repetir alguns clichês e não atender as expectativas criadas.

Por que “O Auto da Compadecida 2” dividiu opiniões

No segundo filme, após 20 anos desaparecido, João Grilo (Matheus Nachtergaele) retorna para a cidade de Taperoá e reencontra com seu fiel escudeiro Chicó (Selton Mello). O rapaz, no entanto, carrega adiante a história de que Nossa Senhora operou um milagre e ressuscitou o amigo.

João Grilo, como resultado, começa a ser considerado uma espécie de santo e seu status de celebridade chama a atenção dos dois políticos mais poderosos da região. Eventualmente, o protagonista enxerga nisso uma oportunidade de enriquecer, mas o passado se repete.

Auto da Compadecida 2
Auto da Compadecida 2 (Crédito: Divulgação/Laura Campanella)

“O Auto da Compadecida 2”, em contrapartida, se afastou da obra que inspira a trama, através de decisões técnicas e escolha de personagens. A peça criada por Adriano Suassuna, em 1995, conquistou várias regiões do Brasil.

No IMDb, site considerado referência, “O Auto da Compadecida 2” obteve nota 6.5 de 10, recebendo críticas por ser “uma boa continuação, mas sem justificativa”, nas palavras de um usuário, bem como por repetir o enredo do primeiro filme.

Auto da Compadecida 2
Auto da Compadecida 2 (Crédito: Divulgação/Laura Campanella)

“Um filme ótimo e engraçado, mas com a mesma fórmula do primeiro filme, caso contrário, eu daria uma nota 9/10, mas dei uma nota 7/10 porque tem um roteiro divertido, mas fraco”, opinou outra usuária. Por outro lado, a decisão também agradou alguns dos fãs, que defendem que a sequência resgatou a essência do primeiro filme.

Pontos fortes de “O Auto da Compadecida 2”

“‘O Auto da Compadecida 2’ consegue capturar a magia e o charme do original, ao mesmo tempo em que traz uma qualidade refrescante necessária para a renovação”, elogiou uma terceira. Da mesma forma, não faltaram elogios para as atuações dos protagonistas, que se entregaram aos respectivos papéis.

“Matheus Nachtergaele e Selton Mello retornam com a mesma química impecável, proporcionando novos momentos de comédia e emoção genuínas”, acrescentou. “As interações entre os personagens principais, João Grilo e Chicó, e figuras como Ave Maria, reafirmam a importância da fé e do bem”.

Bilheteria de “O Auto da Compadecida 2”

Lançado em 25 de dezembro, o novo filme atraiu mais de 2,17 milhões de espectadores em um curto período, superando o sucesso do original. A bilheteria arrecadada totalizou mais de R$ 49 milhões, de acordo com a IstoÉ, mas a sequência ainda segue nos cinemas.

Nas redes sociais, o filme também dividiu opiniões. Os usuários do X (antigo Twitter) apontaram a falta de recursos, originalidade e emoções como principais fatores para não ter aprovado em 100% a continuação de “O Auto da Compadecida”. “Preserve sua memória afetiva”, aconselhou um deles.

Auto da Compadecida 2
Auto da Compadecida 2 (Crédito: Divulgação/Laura Campanella)

Confira a repercussão:

Filmes