Sucesso recente entre o público da Netflix, “O Abismo” conta a história de moradores de uma cidade mineradora que começa a desmoronar. Arrepiante, a trama encheu os espectadores de agonia – e o que muita gente não sabe é que “O Abismo” foi inspirado em uma história real.
Qual é a história que inspirou “O Abismo”
O filme “ O Abismo” (“The Abyss”) conta a história de uma cidade que se ergueu apoiada na extração de minério. A prática, no entanto, causa danos ambientais dos quais a população é avisada – mas, ao seguir com a mineração, os residentes acabam vivendo uma tragédia conforme o local começa a desmoronar.
Pouco após seu lançamento na Netflix, o filme se tornou um dos títulos mais assistidos da plataforma entre o público brasileiro, e muitos espectadores passaram a se perguntar sobre a veracidade da trama. O que muitos não sabem é que a trama de “O Abismo” foi, sim, parcialmente inspirada em fatos.
A história que inspirou o filme aconteceu em Kiruna, cidade no norte da Suécia que, assim como no longa, nasceu da extração de minérios em 1900. Ao longo das décadas, no entanto, a atividade ocasionou rachaduras perigosas, algo que gerou um movimento voltado a “realocar” a cidade.
Começando em 2004 e ao longo de oito anos, uma competição entre empresas de arquitetura levantou possíveis soluções para mover a cidade de lugar. A previsão é que o centro de Kiruna desabe totalmente até 2050 – e, como já há uma série de crateras no local, o projeto vencedor já está sendo colocado em prática, reconstruindo a área a cerca de 3km de onde está a mina de ferro causadora do desastre.
Ainda que seja parcialmente inspirado na história, “O Abismo” vai além ao retratar a tragédia, segundo Joel Kangas, gerente de mineração do local. Segundo falas dele publicadas pelo “SVT Nyheter”, o que acontece no longa – com a abertura de cavidades monstruosas – não deve afetar os moradores de Kiruna.