Documentário mais assistido acompanha a vida de um falso magnata do ramo dos diamantes na Netflix
“O Golpista do Tinder” entrou para a história da Netflix como documentário mais assistido pelos usuários da plataforma, desde 2022, quando chegou ao streaming. No momento do lançamento, a produção ficou em alta em 90 países, colecionando números expressivos de audiência.
Confira detalhes!
Qual o documentário mais assistido da Netflix?
O documentário apresenta a história real do israelense Shimon Hayut, um vigarista conhecido por ganhar a confiança de mulheres no Tinder e, eventualmente, aplicar golpes nas vítimas. O criminoso se passava por Simon Leviev, um magnata do ramo dos diamantes, supostamente perseguido por inimigos.
“O Golpista do Tinder”, portanto, conta com diversas entrevistas de mulheres prejudicadas pelo israelense. Um dos casos inclui Cecilie, empolgada por dar “match” com um playboy bilionário, quando acredita cegamente que pode ter conhecido o homem dos seus sonhos.

No entanto, os sonhos não são realidade e quando ela descobre que esse empresário internacional não é quem diz ser, já é tarde demais. Onde termina o conto de fadas, começa um thriller de vingança, de acordo com a sinopse, onde as vítimas se unem e partem em busca de justiça.
Lançada em 2 de fevereiro de 2022, a produção teve 166 milhões de horas assistidas em seus primeiros 28 dias, segundo dados da plataforma. Dirigido por Felicity Morris, o filme superou o maior documentário até então, que era “Cenas de um Homicídio: Uma Família Vizinha” (2020), com 52 milhões de visualizações.
Entretanto, a metodologia aplicada para medir audiência era diferente, contabilizando contas e não horas assistidas, métrica considerada atualmente. Os dois títulos, por outro lado, evidenciam uma preferência pelo gênero de “true crime”, que investiga crimes e assassinos reais.

A série ficcional “Dahmer: Um Canibal Americano” (2022), por exemplo, ultrapassou a marca de 1 bilhão de horas assistidas nos primeiros 60 dias após seu lançamento. Apesar disso, “O Golpista do Tinder” se mantém no topo dos documentários, com a vida de Simon gerando curiosidade até hoje.
Recentemente, o homem por trás de “O Golpista do Tinder” foi preso na Georgia, nos Estados Unidos, após um pedido da Interpol. Simon, suspeito de extorquir quase US$ 10 milhões dessas mulheres, sempre alegou ser inocente, atraindo milhares de seguidores para as suas redes sociais.
“O Golpista do Tinder” está disponível no catálogo da Netflix.

