Filme faz homenagem ao cachorro caramelo, símbolo do Brasil, com Rafa Vitti no protagonismo ao lado dele
Protagonizado por Rafael Vitti e pelo astro de quatro patas Amendoim, “Caramelo” estreou como um drama com toque de comédia que foca, sobretudo, na importância das conexões mais simples para a redescoberta da vida. Baseado na história real do pet, que viralizou e virou meme, o filme agradou ao público e continua crescendo em audiência no streaming.
Confira todos os detalhes!
“Caramelo” na Netflix: tudo sobre o filme brasileiro
Sinopse de “Caramelo”
Uma jornada emocionante sobre amizade, superação e afeto, o filme “Caramelo” é para se apaixonar, bem como se emocionar. A sinopse foca em Pedro (Rafael Vitti), um chef de cozinha determinado, que, eventualmente, fica a um passo de realizar o sonho de ter seu próprio restaurante.
A vida de Pedro, no entanto, é drasticamente alterada por um diagnóstico inesperado, forçando-o a reavaliar suas prioridades. É nesse momento de vulnerabilidade que ele encontra conforto e apoio em um vira-lata caramelo (interpretado pelo cãozinho Amendoim).

Juntos, o homem e o cão iniciam uma jornada inspiradora. O fiel companheiro, portanto, ajuda Pedro a redescobrir o significado da vida e a encarar seus desafios sob uma nova perspectiva, desempenhando um papel fundamental em seu processo de autodescoberta.
História real por trás de “Caramelo”
Gravado no estado de São Paulo, o filme é uma emocionante homenagem ao icônico vira-lata caramelo, um verdadeiro símbolo da cultura brasileira. Amendoim foi adotado e escolhido como protagonista logo depois de aparecer no sítio do treinador de pets Luis Estrelas e do irmão, Jeová, apenas alguns meses antes da produção.
“Ele apareceu na frente do nosso sítio. Ficou sentadinho lá, cinco horas da tarde. Estava lá sentadinho e parece que realmente ele nasceu para ser uma estrela e fazer a diferença no mundo”, relembrou, em entrevista ao Metrópoles.
Desde cedo, o talento do Amendoim, apenas um filhote de quatro meses, não passou despercebido. “Ele veio da rua. A gente trabalha com cães há muito tempo, minha família trabalha com isso há mais de 60 anos, e a gente sabe quando é diferenciado. Então, por isso que eu falei pra Netflix: ‘O Amendoim é diferenciado’”.

“Na verdade, na pesquisa, a gente estava procurando um cão adulto, porque nós tínhamos a fase de um filhote, que não era ele, que ele já era grandinho. E a Netflix perguntou pra mim se ele ficaria com 12 quilos, eu respondi que achava que sim e ele ficou mesmo com 12 quilos. Hoje ele é meu e do Jeová, que é meu irmão, que ele apareceu no sítio. Quem recebeu ele a primeira vez foi o Jeová que continuou treinando ele”.
Posteriormente, o cãozinho, que atendeu todos os requisitos, foi a escolha para representar um dos grandes símbolos brasileiros. Luis já integrava a produção do filme como treinador geral e responsável pelo bem-estar dos animais no set, se apaixonando por Amendoim, que tinha apenas quatro meses quando chegou, ganhando “dois pais”, como gostam de brincar.
Quem está no elenco de “Caramelo”
Com direção de Diego Freitas (“Depois do Universo”), “Caramelo” traz no elenco, ainda, outros grandes talentos, conhecidos de outras produções no audiovisual brasileiro. Rafael Vitti, atualmente no ar em “Dona de Mim”, recebeu elogios pela entrega ao papel.

Arianne Botelho (“A Lei do Amor”), Noemia Oliveira (“Porta dos Fundos”), Ademara (“Sem Filtro”), Kelzy Ecard (“Segundo Sol”), Bruno Vinicius, Roger Gobeth (“Floribella”), Olívia Araújo (“Fuzuê”), além de Cristina Pereira e Carolina Ferraz (“O Astro”) completam o time. Também foi confirmada uma participação especial da chef Paola Carosella.
Trailer de “Caramelo”
Bastidores de Caramelo no filme da Netflix
Durante as gravações, o astro de quatro patas contou com o adestramento de Luis. Apesar do filme mostrar várias fases do cachorro, na vida real, ele ainda era um bebê, de 9 meses, quando foi escalado para o filme, com todo cuidado necessário dentro do set.
O cachorrinho passava em torno de 12 horas no set, pausando as filmagens por conta das suas necessidades, considerando o físico e mental de Caramelo, com direito a passeios e brincadeiras na rua. Além disso, a equipe escalou outros seis dublês para substituí-lo.
Repercussão de “Caramelo”
Antes mesmo de sua estreia, “Caramelo” gerou grande buzz nas redes sociais. A mobilização em torno do vira-lata caramelo (que é o tipo de cão mais comum entre os 20 milhões de cães abandonados no Brasil) deu ao filme um alcance mundial, levando o símbolo brasileiro para mais de 190 países.
Um ponto de grande repercussão e interesse do público surgiu após o lançamento do trailer: a audiência, entretanto, reagiu com extrema sensibilidade ao drama. Muitos espectadores foram às redes sociais, em tom de brincadeira, mas com um fundo de seriedade, ameaçando “boicotar” ou cancelar a assinatura da Netflix caso algo ruim acontecesse com o cachorro.
A presença do cãozinho Amendoim, o astro canino, por outro lado, garantiu desde cedo que a história conquistaria os fãs de dramas sensíveis e histórias de superação. “Que filme fofo! Você dá risadas com o vira-lata pestinha e se emociona com a parceria e cumplicidade do Pedro e Caramelo.”, reagiu uma usuária do X (antigo Twitter). “‘Caramelo’ é sem dúvidas um dos maiores acertos da Netflix em seu catálogo nacional”, concordou outro.
“Que emoção inexplicável é assistir ‘Caramelo’, primeira obra da Netflix que realmente me encantou de verdade esse ano. É tudo tão emocionante, tão cheio de vida, tão puro e tão rico em referências. Com certeza, Caramelo da Netflix, é um dos melhores filmes do ano”, escreveu, por fim, um terceiro.
Onde assistir “Caramelo” no streaming
“Caramelo” chegou ao catálogo da Netflix na última quarta-feira (8) e está disponível para assinantes.