Declaração de James Cameron sobre o futuro de “Avatar” surpreende: quando estreiam os novos filmes

James Cameron revela que “Avatar” pode ter chegado ao fim no terceiro filme, mesmo com mais dois previstos

“Avatar”, saga de sucesso da Disney, comandada por James Cameron, nasceu como um dos projetos cinematográficos mais ambiciosos da história, com planos para cinco filmes no total. Ao longo dos anos, os fãs de Pandora têm acompanhado as sequências com a expectativa de ver a conclusão épica da história, que, de acordo com o diretor, já foi exibida nos cinemas.

Entenda!

Quando a saga “Avatar” chega ao fim?

Mesmo com duas sequências já confirmadas e agendadas – “Avatar 4” e “Avatar 5” – James Cameron entregou que “Avatar: Fogo e Cinzas”, terceiro filme da saga, marcou um encerramento para a franquia. Na visão do cineasta, o longa funciona como o desfecho natural da narrativa iniciada em 2009.

“Não penso em Fogo e Cinzas como uma sequência. Penso como a culminação de uma saga”, declarou James, em entrevista ao Gizmodo. “Muito do que estamos fazendo já estava na arquitetura original da história. Se você pensar nisso como um terceiro ato, faz mais sentido. Não é aquela sequência típica de Hollywood feita às pressas só porque o anterior deu dinheiro”.

“Avatar” (Crédito: Divulgação/20th Century Studios)

“Estamos jogando no longo prazo. Entrei nisso apostando que o público viria conosco e se importaria com essas pessoas. Elas podem ter três metros de altura e serem azuis, mas ainda são pessoas”, acrescentou, em seguida.

Em “Avatar: Fogo e Cinzas”, filme mais longo da história da franquia, Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña) lidam com a dor pela perda do filho mais velho, enquanto o Coronel Quaritch (Stephen Lang), seu inimigo, se une a uma nova tribo Na’vi: o Povo das Cinzas, liderado por Varang (Oona Chaplin).

“Avatar” (Crédito: Divulgação/20th Century Studios)

Quando estreiam os novos filmes de “Avatar”

Questionado sobre o futuro da franquia, James Cameron avaliou que “Avatar 4” e “Avatar 5”, previstos para  21 de dezembro de 2029 e 31 de dezembro de 2031, respectivamente, formam uma nova saga, com seu próprio começo, meio e fim, embora estejam em estado inicial de desenvolvimento.

“Avatar: Fogo e Cinzas”, em contrapartida, estreou em 18 de dezembro nos cinemas. O diretor já adiantou que, no terceiro filme, pretendia mostrar culturas diferentes do que os anteriores. “O fogo será representado pelo ‘Povo das Cinzas’. Quero mostrar os Na’vi sob outro ângulo, porque até agora só mostrei seu lado bom”.

Filmes