“Ainda Estou Aqui” ganha destaque na imprensa internacional: é aposta para o Oscar 2025

O filme “Ainda Estou Aqui”, protagonizado por Fernanda Torres, já é visto como um forte candidato ao Oscar 2025, após sua estreia ovacionada no Festival de Veneza

Após sua estreia no Festival de Veneza, onde foi ovacionado por 10 minutos, o filme “Ainda Estou Aqui” está gerando grandes expectativas para uma indicação ao Oscar 2025. A produção, dirigida por Walter Salles e estrelada por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, recebeu aclamação internacional e está sendo amplamente discutida na imprensa especializada.

“Ainda Estou Aqui” é aposta para o Oscar 2025

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro dividem o papel de Eunice Paiva (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

A corrida para o Oscar 2025 já começou, e “Ainda Estou Aqui” se destaca como uma das principais apostas para as categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. Para que o filme concorra, ele precisa ser indicado pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil. O anúncio oficial da escolha do país será feito em 23 de setembro.

Veículos de prestígio como a revista Variety e o portal Next Best Picture colocam “Ainda Estou Aqui” como um dos favoritos nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. A Variety incluiu o longa na lista dos cinco principais candidatos para Melhor Filme Internacional, junto com “All We Imagine as Light” (Índia), “Emilia Perez” (França), “Kneecap” (Irlanda) e “The Seed of a Sacred Fig” (Alemanha). Para Melhor Atriz, Fernanda Torres está listada em oitavo e nono lugar, respectivamente, nas duas publicações, com concorrentes notáveis como Angelina Jolie por Maria e Saoirse Ronan por “The Outrun” à frente.

Ainda Estou Aqui
Fernanda Torres em cena (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

A última vez que o Brasil foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional foi em 1999 com “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, que também participa do novo filme. A indicação de “Ainda Estou Aqui” para o Oscar seria um marco importante para o cinema brasileiro.

Tudo sobre “Ainda Estou Aqui”

"Ainda Estou Aqui"
“Ainda Estou Aqui” (Crédito: Reprodução/YouTube Sony Pictures Brasil)

“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que aborda a história de Eunice Paiva, a mãe do autor. O filme retrata os eventos trágicos da década de 1960 e 1970 durante a ditadura militar no Brasil, focando na prisão e assassinato do deputado Rubens Paiva, esposo de Eunice.

O longa é o primeiro original Globoplay e ainda não tem uma data definida para estreia nos cinemas brasileiros. A história é narrada do ponto de vista de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres na juventude e por sua mãe, Fernanda Montenegro, em fases posteriores da vida. Selton Mello interpreta Rubens Paiva, e Antonio Saboia faz o papel de Marcelo Paiva, o filho do casal.

Selton Mello é Rubens Paiva no longa (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

Além de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, o elenco inclui Valentina Herszage como Vera Paiva e Maeve Jinkings como Dalva Gasparian. O filme, dirigido por Walter Salles, conta com a participação especial de Fernanda Montenegro e explora temas de ativismo, direitos humanos e a dura realidade do período militar no Brasil.

Fernanda Montenegro em "Ainda Estou Aqui"
Fernanda Montenegro em “Ainda Estou Aqui” (Crédito: Reprodução/YouTube Sony Pictures Brasil)

Com uma narrativa poderosa e um elenco de peso, “Ainda Estou Aqui” promete ser uma das grandes atrações do cinema nacional e uma forte candidata ao Oscar 2025, caso o Brasil o selecione como seu representante.

Filmes