Que muitos filmes sucessos de público foram inspirados em livros, todos já sabem. “Harry Potter”, “Senhor dos Anéis” e “O Diário da Princesa” são alguns exemplos de histórias que saíram das páginas e foram diretamente para as telas dos cinemas.
Mas você sabia que muitos longas-metragens foram baseados em grandes clássicos da literatura, escritos por autores como Shakespeare e Jane Austen? Separamos uma lista com 7 títulos de filmes que foram inspirados em contos famosos – e você provavelmente não imaginava.
Filmes inspirados em clássicos da literatura
10 Coisas Que Eu Odeio Em Você
Clássico adolescente dos anos 1990, “10 Coisas Que Eu Odeio Em Você” foi inspirado em “A Megera Domada”, de Shakespeare. As duas histórias são bastante parecidas: a filha mais nova só pode começar a namorar quando a mais velha – que não está muito interessada em um relacionamento – arrumar um pretendente. No longa-metragem, o namorado de Bianca (Larisa Oleynik) decide contratar Patrick (Heath Ledger) para conquistar Catarina (Julia Styles).
O Diário de Bridget Jones
A trama de “O Diário de Bridget Jones” é inspirada em “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen. O enredo do livro mostra a maneira como a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à cultura, moral e casamento na sociedade do século XIX. Com exceção da personagem de Bridget (Renée Zellweger), que é bem diferente da protagonista do livro, as duas histórias são bastante parecidas.
As Patricinhas de Beverly Hills
Com toda a certeza, “As Patricinhas de Beverly Hills” é uma releitura fiel de “Emma”, romance de Jane Austen. Clássico da literatura, o livro passou por pouquíssimas mudanças antes de ser transformado em dos filmes adolescentes preferidos de muita gente. A rica, mimada e bem intencionada Cher (Alicia Silverstone) é idêntica à Emma: as duas não têm muita noção do mundo real, mas adoram juntar casais.
O Rei Leão
Uma das animações clássicas da Disney, “O Rei Leão” é inspirado na história de “Hamlet”, de Shakespeare. Se analisarmos os enredos, os dois são bastante parecidos: enquanto Simba teve o pai, Mufasa, morto a mando de Scar, Hamlet busca a vingança contra o tio por roubar o trono de seu pai.
A Mentira
A trama de “A Mentira” é inspirada em “A Letra Escarlate”, de Nathaniel Hawthorne. O livro conta a história de Hester, que é humilhada publicamente após ter um filho fora do casamento – e, por conta disso, é condenada a usar a letra “A”, de adúltera, em suas roupas. A história do filme é um pouco diferente: Olive (Emma Stone) fica com má fama em seu colégio depois que uma pequena mentira ganha proporções enormes. Do mesmo modo que Hester, a protagonista usa a letra “A” costurada em suas roupas.
Ela é Demais
Romance adolescente do final dos anos 1990, “Ela É Demais” foi inspirado na história de “Pigmaleão”, de George Bernard Shaw. O filme mostra Zack (Freddie Prinze Jr.), o atleta popular que faz uma aposta com os amigos: transformar a nerd Laney (Rachael Leigh Cook) em uma linda mulher. Na obra de Shaw, Henry Higgins, um professor culto, promete transformar a pobre vendedora de flores, Eliza, em uma dama da alta sociedade.
Minhas Adoráveis Ex-Namoradas
A trama de “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas” é baseada no clássico “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens. No filme, o fotógrafo Connor (Matthew McConaughey) recebe as visitas dos fantasmas de três ex-namoradas, todas na véspera do casamento de seu irmão. Na versão original, Scrooge é um velho rico que afasta todos a sua volta – e na noite de Natal acaba recebendo a aparição de três fantasmas em sua casa: o do passado, o do presente e o do futuro.
Filmes de Sucesso
- Cena deletada de “O Diabo Veste Prada” pode mudar a sua visão de Miranda
- Autora diz qual a chance de “O Diário da Princesa 3” realmente acontecer
- 10 comédias românticas sobre casamentos que são clichês, mas nós amamos