“O consumo de conteúdos de jogos no YouTube brasileiro mais do que dobrou em relação a 2015”, afirmou o gerente de parceria de games do YouTube na América Latina, Alessandro Sassaroli, durante a Brasil Game Show 2016. Por esse motivo, a empresa decidiu investir massivamente no segmento e trouxe ao Brasil o YouTube Gaming, uma plataforma especializada na distribuição e criação de conteúdo.
Desde 2015, quando foi lançada nos Estados Unidos, a plataforma tem crescido e aumentado o consumo de conteúdo de games no país e agora é a vez dos jogadores brasileiros experimentarem o novo serviço. “Queremos trazer uma plataforma aberta e inclusiva para tanto para quem cria esse tipo de conteúdo, quanto para quem consome, incentivando o aprendizado e o gerenciamento de canais de games”, explicou Sassaroli.
Como funciona
A plataforma, que tem uma versão para web e aplicativo para smartphone, reúne uma infinidade de canais e serviços relacionados a videogame, que vão de gameplays a tutoriais, transmissões ao vivo, campeonatos, entre outros formatos. A intenção é que o usuário tenha acesso fácil a qualquer conteúdo de jogos e que conheça novos produtos a partir da navegação.
“É possível seguir canais de youtubers específicos ou seguir um jogo, por exemplo, com acesso a todo conteúdo, criado por diversas pessoas, sobre ele. Além de, a partir daí, conhecer outros jogos e serviços relacionados”, comentou o gerente do YouTube.
Conteúdo mobile
Outro destaque da nova plataforma é a abertura à produção de conteúdo pelo celular. “Sabemos que boa parte do conteúdo é consumido pelo smartphone, então queremos possibilitar a criação pelo celular – como gameplays ou transmissões ao vivo”, explica.
Monetização
O YouTube Gaming é, claro, um novo canal para monetizar a plataforma. Assim como os youtubers em geral ganham dinheiro com publicidade, a ideia da empresa é trazer esse lucro também aos produtores de conteúdo de games. “Nosso papel aqui é elaborar pacotes de vendas específicos para esse público e reunir dados para que as agências de publicidade conheçam”, pontua o gerente.
Mais novidades na BGS 2016: novo Just Dance terá músicas brasileiras; veja como jogar