Esse brinquedo do filho de Sandy gerou um grande debate nas redes sociais de Lucas

Sempre bastante discretos a respeito da vida em família, Sandy e Lucas Lima são muito reservados em relação a Theo. No entanto, o músico decidiu compartilhar em suas redes um momento fofo do dia a dia com o filho e a foto acabou levantando debate na internet.

Na imagem, Lucas mostrou um par de sapatos de Theo no chão, junto com uma boneca da personagem Elsa, de “Frozen”. “Toda vez que vou tomar café da manhã e esbarro com um tênis desses e uma Elsa aleatória no chão, me lembro do quão ridiculamente abençoado sou”, escreveu o papai.

Brinquedo de Theo gera debate

https://www.instagram.com/p/BmvU_VLhRKB/?hl=pt-br&taken-by=fl.lucaslima

O mais curioso é que a presença da boneca chamou atenção de muita gente nos comentários e acendeu o já clássico debate “brinquedo de menino x brinquedo de menina”. E que, aliás, vale lembrar que já deixou de ser uma polêmica há muito tempo.

Ao contrário: colocar ao alcance dos filhos os mais diversos tipos de brinquedos é altamente saudável. “Estimular os filhos a brincar com uma variedade de opções, independentemente do sexo, favorece o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida adulta”, explicou em entrevista ao ViIX a psicopedagoga Michelle Pereira de Moraes Leite, do Evolve Berçário e Colégio Infantil.

Nos comentários, muitos fãs do casal se derreteram pela foto e elogiaram a atitude dos pais. “Esses padrões são impostos pelos adultos. Deixa ser criança e exercitar a criatividade em todas as suas formas. Desenhos são feitos para crianças independente do sexo, que bom que ele se interessa, sinal que está se desenvolvendo bem e saudável”, comentou uma seguidora.

No entanto, alguns comentários provam que ainda há um longo caminho para a desconstrução deste contexto. “Elsa é de mariquinha”, comentou um dos seguidores. “É apenas um brinquedo. Para a criança, não há essa diferença ao brincar com algo que socialmente pertence a outro gênero. Essa diferença só existe na cabeça dos adultos”, reforçou a psicopedagoga.

Imprensa Globo

Em outros comentários, ainda que de forma mais velada, o preconceito fica claro. “A Sandy está grávida? Vem uma menininha?”, questionaram muitos seguidores. Mas a própria legenda de Lucas não deixa dúvidas de que o brinquedo pertence a Theo. “Onde tem brinquedos espalhados tem criança brincando, vivendo, feliz”, pontuou um dos fãs.

A foto incentivou até uma conversa entre pais nos comentários, com um dos seguidores elogiando a postura de outro: “Ah, parabéns pelo modo que você cria ele! Porque essa diferença não existe, brinquedos e brincadeiras não têm sexo. Não fique triste! Você está criando um menino sem preconceitos, que vai crescer sabendo que ele pode ser o que quiser, mesmo que a sociedade diga que ‘é coisa de menina’!”.

Resposta de Sandy

TV Globo

Em uma entrevista ao Blog do Amaury Jr. pouco tempo após a polêmica, a cantora respondeu aos questionamentos do público e explicou o porquê de não proibir o filho de escolher os próprios brinquedos. “Ele brinca com bonecas, bonecos, carrinhos, bolas. A gente não coloca nenhuma restrição. Na nossa concepção não existe isso de brinquedo de menina e menino”.

Sandy ainda se mostrou surpresa com a quantidade de comentários que uma foto inocente gerou e também com o preconceito que as pessoas demonstraram, apontando que o menino poderia “se tornar gay” por conta do brinquedo. “Não imaginamos que pudessem ter tantas reações, como isso fosse uma grande coisa (a gente permitir que nosso filho brinque com uma boneca), sabe? E, se quiser saber mais a fundo, se ele fosse ou virasse gay, não teria nenhum problema com isso também. Somos todos iguais, todos irmãos”.

De acordo com a cantora, essa escolha é consciente e ela acredita que pode tornar Theo uma pessoa melhor. “A gente está criando ele para não ser uma pessoa machista, sexista e preconceituosa”.

Brinquedos dos filhos de famosos

Titi tem uma coleção de bonecas negras: “Representatividade”