“O Clone” está no ar no canal Viva e é praticamente impossível não amar o divertido núcleo do bar da Dona Jura (Solange Couto), sendo que um dos personagens mais icônicos é o fofoqueiro Basílio, que sabe da vida de todos os moradores de São Cristóvão.
Interpretado por Sílvio Guindane, após 19 anos que a novela foi ao ar pela primeira vez, o ator está completamente diferente e quase irreconhecível. Veja fotos atuais.
Basílio em “O Clone”
Quando viveu Basílio em “O Clone” Sílvio Guindane tinha apenas 16 anos, mas se destacou como o divertido personagem que agitava o bar da Dona Jura com as fofocas do bairro.
Ele e Aninha (Kika Kalache) eram os atrapalhados funcionários que estavam sempre levando bronca da patroa com o bordão “não é brinquedo, não”, mas também eram seus protegidos.
Embora Basílio tenha sido um dos papeis mais marcantes da carreira do ator, engana-se quem pensa que ele se afastou das telinhas após “O Clone”.
Poucos anos após o fim da trama de Glória Perez, Sílvio viveu seu primeiro protagonista na TV, na sitcom “Mano a Mano” (2005), da RedeTV!. Em seguida, ele foi para a Record TV, onde se destacou em novelas como “Vidas Opostas” (2006), “Vidas em Jogo” (2011), “Balacobaco” (2012) e “Vitória” (2014).
Inclusive, em Balacobaco, ele e Solange Couto trabalharam juntos novamente, ele vivia o personagem Zé Maria e ela, Cremilda:
https://www.instagram.com/p/CDPnxsYH8HQ/?lite=1
Sílvio Guindane atualmente
Em 2018 ele voltou à Globo para viver o personagem Januário na novela “Orgulho e Paixão”, mas talvez você não tenha ligado o ator ao personagem Basílio porque ele mudou bastante ao longo desses 19 anos:
Em 2019, ele também foi um dos destaques da série “Segunda Chamada”, também da Globo. Na trama ele vive o professor de artes Marco André.
Hoje, aos 36 anos, já com barba branca e com a aparência bem diferente de quando fazia “O Clone”, ele já contou, em várias entrevistas, que ainda é chamado de Basílio pelas ruas.
Além de trabalhar na TV, ele teve passagem pelo teatro e também é cineasta e roteirista. Atualmente, ele dirige “O Dono do Lar”, no canal Multishow
Além de atuar em “Segunda Chamada”, ele protagoniza a série “A Divisão”, da Globoplay.