Um dos grandes nomes da música dos anos 90, Kurt Cobain foi vocalista do Nirvana, expoente do movimento grunge que ganhou força em Seattle. Em meio a uma carreira curta e explosiva, além de alcançar o sucesso repentinamente, ele ajudou a alavancar outras bandas da mesma época, que ele gostava e exibia em camisetas e covers feitos pela banda.
Cobain faria 49 anos em fevereiro de 2016. Ele conseguia aplicar suas referências nas próprias produções, sem perder a identidade, e fazia questão de destacar suas bandas favoritas. É indiscutível o legado musical deixado pelo músico, que se matou em 1994, e sua importância se estendeu para outras bandas do cenário alternativo da época.
A seguir, 8 bandas que conhecemos através de Kurt Cobain.
Veja também:
Confira dez curiosidades sobre Kurt Cobain
Saiba mais sobre “Montage of Heck”, documentário sobre Kurt Cobain
Sonic Youth
A banda alternativa de Nova York ajudou o Nirvana no início da carreira. Em agosto de 1991, eles os levaram para uma turnê pelos Estados Unidos, meses antes do lançamento do álbum “Nevermind”, e abriram o caminho para que eles assinassem com a DCG Records. Depois que o Nirvana explodiu, Cobain retribuiu o apoio, demonstrando um enorme respeito e admiração pela banda de Kim Gordon e Thurston Moore.
The Vaselines
No show acústico que o Nirvana fez em Nova York, pela MTV, Cobain fez questão de incluir alguns covers do The Vaselines no repertório, como “Jesus Doesn’t Want Me For a Sunbeam”. A banda escocesa já estava separada na época em que o Nirvana estourou, e a procura por suas músicas aumentou drasticamente com a influência de Cobain, que a considerava uma de suas bandas favoritas.
Meat Puppets
Formada pelos irmãos Curt e Chris Kirkwood, o Meat Puppets foi chamado pelo Nirvana para tocar no palco do MTV Unplugged, o que certamente aumentou sua popularidade. Juntos, eles tocaram três músicas da banda punk, “Lake of Fire”, “Plateau” e “Oh, Me”.
The Melvins
A banda caiu nas graças de Cobain no início da carreira, e foi dita como uma das maiores influências do então líder do Nirvana. Apesar dos contratos e do sucesso que o The Melvins alcançou, o vocalista Buzz Osbourne declarou que Cobain é um perdedor e que não há nada de bom em sua história, ao ser questionado se ele tinha inveja do que o Nirvana conquistou. Inclusive o baterista Dale Crover cobriu uns buracos na bateria do Nirvana por um tempo.
Teenage Fanclub
O Teenage Fanclub também é uma banda escocesa, e também saiu em turnê com o Nirvana, em meio ao lançamento do álbum “Nevermind”. Cobain tornou-se fã do grupo, e a constante citação em entrevistas o igualou ao sucesso que sua própria banda estava fazendo na época.
Mudhoney
A Sub Pop Records, gravadora de grandes bandas alternativas dos anos 90, tinha como principal o Mudhoney, também formado em Seattle. Apesar de ter aparecido antes do Nirvana, eles abriram shows da turnê “In Utero”, e o potencial comercial do Nirvana na época ressaltou a importância da também banda de grunge.
Flipper
A banda punk californiana foi também inspiração para Kurt Cobain. Quando o Nirvana apareceu no Saturday Night Live, em 1992, Cobain vestia uma camiseta do Flipper, feita por ele mesmo com um marcador permanente. Ele era um fã declarado do grupo, e ajudou a atrair a atenção para a curta carreira que eles tiveram. Entre 2006 e 2008, o ex-baixista do Nirvana Krist Novoselic tocou com o Flipper, confirmando a proximidade entre as bandas.
Pixies
Um dos maiores sucessos do Nirvana, “Smells Like Teen Spirit”, foi inspirado na banda Pixies. O grupo havia acabado de estourar na década de 90 e influenciou diretamente Kurt Cobain, que inclusive declarou que tentava criar músicas no melhor ‘estilo pixies’.