Filho de Boni, Boninho começou na Globo ainda jovem, conquistando oportunidades de sucesso em sua trajetória
Boninho, que ficou 40 anos na Globo, recentemente anunciou a saída da emissora. O eterno “big boss” atuava como Diretor de Gênero Reality na emissora e ficou anos no comando do “Big Brother Brasil”, mas esse não foi seu único trabalho de sucesso. Conheça a trajetória!
Boninho: ex-diretor da Globo coleciona sucessos em trajetória
Filho do diretor de TV e empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, com a artista plástica Regina Helena Boni, Boninho começou a carreira aos 17 anos na Rádio Excelsior, em São Paulo, seguindo para a Rádio Globo.
O “nepo baby”, termo que se refere a pessoas que tiveram acesso a oportunidades e vantagens na indústria do entretenimento, estreou na TV em 1984 com o programa “Clip Clip”, após passar pelo “Vídeo Show”, como assistente de produção, no ano anterior.
Em seguida, Boninho dirigiu diversos videoclipes para o “Fantástico” e para bandas como, por exemplo, Ultraje a Rigor e Titãs. Ainda no começo de sua trajetória, o ex-diretor desenvolveu quadros de games para o “Domingão do Faustão”, apresentado por Fausto Silva, além do “Estrelas” (2006-13) e “TV Xuxa” (2013-14).
Na década de 90, Boninho, a princípio, também foi o responsável pela criação e programação do canal a cabo Multishow. Como um dos precursores do gênero reality show, o “big boss” foi responsável pela criação de grandes hits, além do “BBB”, como “No Limite”, “The Voice Brasil”, “The Voice Kids”, “SuperStar”, “Popstar” e “Mestre do Sabor”.
Muita gente não sabe, mas Boninho também criou quadros exclusivos para o “Mais Você”, comandado por Ana Maria Braga, incluindo o “Super Chef” e “Jogo de Panelas”. O ex-diretor, além disso, supervisionou o “Encontro com Fátima Bernardes” (2013-19) e ajudou a desenhar o “É de Casa” (2015-19).
Boninho saiu da Globo para buscar novos desafios
Antes de sair da Globo, Boninho também cuidava do “Caldeirão com Mion” e dos eventos Rock in Rio e Lollapalooza, transmitidos pela emissora. Deixando os fãs do BBB desolados com sua saída, o ex-diretor certamente deixa sua marca na Globo e, como resultado, na TV brasileira.
“Sou um ratinho de laboratório que nasceu dentro da TV. Ia brincar de bola de gude no corredor da Globo, enquanto as pessoas passavam para gravar a novela. Nasci nesse universo e, ao mesmo tempo, tenho o humor do meu pai e a criatividade da minha mãe”, declarou ao Meio & Mensagem, em 2021.