Boninho: quem é o nepo baby que ficou 40 anos na Globo, virou chefão e coleciona hits

Filho de Boni, Boninho começou na Globo ainda jovem, conquistando oportunidades de sucesso em sua trajetória

Boninho, que ficou 40 anos na Globo, recentemente anunciou a saída da emissora. O eterno “big boss” atuava como Diretor de Gênero Reality na emissora e ficou anos no comando do “Big Brother Brasil”, mas esse não foi seu único trabalho de sucesso. Conheça a trajetória!

Boninho: ex-diretor da Globo coleciona sucessos em trajetória

Filho do diretor de TV e empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, com a artista plástica Regina Helena Boni, Boninho começou a carreira aos 17 anos na Rádio Excelsior, em São Paulo, seguindo para a Rádio Globo.

O “nepo baby”, termo que se refere a pessoas que tiveram acesso a oportunidades e vantagens na indústria do entretenimento, estreou na TV em 1984 com o programa “Clip Clip”, após passar pelo “Vídeo Show”, como assistente de produção, no ano anterior.

Boninho construiu trajetória de 40 anos na Globo (Crédito: TV Globo/Fabrício Mota)

Em seguida, Boninho dirigiu diversos videoclipes para o “Fantástico” e para bandas como, por exemplo, Ultraje a Rigor e Titãs. Ainda no começo de sua trajetória, o ex-diretor desenvolveu quadros de games para o “Domingão do Faustão”, apresentado por Fausto Silva, além do “Estrelas” (2006-13) e “TV Xuxa” (2013-14).

Na década de 90, Boninho, a princípio, também foi o responsável pela criação e programação do canal a cabo Multishow. Como um dos precursores do gênero reality show, o “big boss” foi responsável pela criação de grandes hits, além do “BBB”, como “No Limite”, “The Voice Brasil”, “The Voice Kids”, “SuperStar”, “Popstar” e “Mestre do Sabor”.

Boninho (Crédito: Globo/Marcos Rosa)

Muita gente não sabe, mas Boninho também criou quadros exclusivos para o “Mais Você”, comandado por Ana Maria Braga, incluindo o “Super Chef” e “Jogo de Panelas”. O ex-diretor, além disso, supervisionou o “Encontro com Fátima Bernardes” (2013-19) e ajudou a desenhar o “É de Casa” (2015-19).

Boninho saiu da Globo para buscar novos desafios

Antes de sair da Globo, Boninho também cuidava do “Caldeirão com Mion” e dos eventos Rock in Rio e Lollapalooza, transmitidos pela emissora. Deixando os fãs do BBB desolados com sua saída, o ex-diretor certamente deixa sua marca na Globo e, como resultado, na TV brasileira.

Boninho (Crédito: Globo/ Renato Pizzutto)

“Sou um ratinho de laboratório que nasceu dentro da TV. Ia brincar de bola de gude no corredor da Globo, enquanto as pessoas passavam para gravar a novela. Nasci nesse universo e, ao mesmo tempo, tenho o humor do meu pai e a criatividade da minha mãe”, declarou ao Meio & Mensagem, em 2021.

Famosos