Susana Vieira encarou muitos obstáculos sem nunca perder a alegria de viver: leucemia e mais

Aos 80 anos de idade, Susana Vieira não é considerada “apenas” uma das mais populares, talentosas e queridas atrizes do Brasil. Ela ainda continua sendo sinônimo de mulher independente, divertida, livre e destemida – e nem mesmo uma grave doença incurável foi capaz de acabar com a força, a alegria e a vitalidade da famosa.

Susana Vieira é exemplo de força, alegria e superação

Nascida Sônia Maria Vieira Gonçalves, Susana Vieira tomou emprestado o nome da irmã mais nova para iniciar sua carreira artística. Bailarina formada, ela entrou na Rede Globo em 1970 e até hoje é uma das principais estrelas da emissora, onde fez mais de 40 novelas.

Susana Vieira
TV Globo/Renato Rocha Miranda

A lista de personagens inesquecíveis de Susana Vieira é extensa, mas é impossível destacar seu trabalho em “Anjo Mau”, de 1976. Interpretando a vilã Nice, a atriz fez tanto sucesso e foi tão convincente que chegou a apanhar de uma vizinha por causa das maldades de sua personagem.

A personalidade livre, a alegria contagiante e a autoconfiança de Susana Vieira são admiráveis, mas não impediram que ela enfrentasse alguns obstáculos na vida pessoal.

Susana Vieira
TV Globo/João Miguel Júnior

Entre os cinco casamentos da atriz, o mais complicado e polêmico de todos foi, sem dúvidas, com o policial Marcelo Silva, em meados de 2006. Na época da separação, Susana o acusou de ter lhe roubado dinheiro e joias, e o expulsou de casa. Um mês depois, ele morreu por overdose de drogas.

Mas nenhum obstáculo na vida da famosa seria tão grande quanto o diagnóstico de uma doença incurável. Em 2015, Susana Vieira se preparava para fazer um procedimento estético e, ao realizar exames de rotina, o médico constatou algumas alterações. Ela então fez um check-up completo e o resultado foi assustador para a atriz: ela estava com Leucemia Linfocítica Crônica (LLC).

Susana Vieira
Reprodução/Instagram (@susanavieiraoficial)

Mesmo diante da notícia, a artista tentou não se abalar e continuou trabalhando, mas em 2017, na volta de uma viagem, ela se sentiu muito cansada e com falta de ar. Precisou ser internada e fazer sessões de quimioterapia – e foram quase 10 dias em uma UTI. Sobre o episódio, a atriz revelou:

“Tiveram que trocar fralda em mim, porque eu não podia me levantar. Quando eu me vi tão exibida, tão vaidosa, tão dona de mim, tão Senhora do Destino, rainha da bateria, bailarina do Teatro Municipal, a Susana Vieira. Estou te falando pelo lado da vaidade, ou pelo lado de você ver que aí bateu para ver que você está doente”.

Depois de passar quase dois anos longe da TV para se recuperar, a atriz recebeu uma nova injeção de ânimo ao ser convidada para participar da novela “Éramos Seis”. Na época, Susana falou publicamente sobre a importância de saber dar a volta por cima e superar as dificuldades. “Agradeço muito por eu não ter desistido de viver, não ter desistido de nada. Acredito que o fato de eu ser uma pessoa alto astral o tempo todo tenha ajudado muito”, declarou.

Susana Vieira
@susanavieiraoficial/Instagram

Em agosto de 2022, Susana Vieira revelou que pretende lançar uma autobiografia e, em entrevista ao site “Gshow”, aproveitou para fazer um balaço de sua vida. “Quase tudo foi bom: as viagens, as novelas, as peças de teatro, as relações que eu fiz, os amores que eu tive, os cachorros, as casas que eu me mudei, os textos que eu li”, comentou a famosa, concluindo: “Minha vida é um conglomerado de coisas boas”.

Curiosidades sobre os famosos