áudios de Ana Paula Minerato

Ida ao hospital, repúdio da irmã e mais: entenda o caso dos áudios atribuídos a Ana Paula Minerato

Os supostos áudios de Ana Paula Minerato contêm falas racistas sobre outra mulher, algo que gerou o desligamento da ex-Fazenda tanto da Gaviões da Fiel quanto da Band

Recentemente, a ex-Fazenda Ana Paula Minerato foi acusada de proferir falas racistas contra outra mulher. Isso teria acontecido em meio a conversas com o ex-namorado dela, o rapper KT Gomez, e faria referência a Ananda, vocalista do grupo Melanina Carioca, com quem ele teria se envolvido brevemente.

Com exceção de Ana Paula, todos os demais envolvidos e outras instituições ligadas a ela já se manifestaram. Entenda abaixo as questões envolvendo os supostos áudios de Ana Paula Minerato, saiba o que teria acontecido e veja os pronunciamentos relacionados à situação.

Áudios de Ana Paula Minerato: entenda o que teria ocorrido

Ana Paula (Crédito: Reprodução/Instagram @apminerato)

Na última segunda-feira (25), as redes sociais se inundaram de indignação após o vazamento de supostos áudios de Ana Paula Minerato. As falas contidas nos áudios teriam sido proferidas durante uma conversa entre ela e o ex-namorado, o rapper KT Gomez, e fariam referência a Ananda, vocalista do grupo Melanina Carioca.

Na conversa, a voz feminina atribuída a Ana Paula se refere a outra mulher de forma ofensiva. “Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Por isso ali é neguinha, né? Alguém ali, um pai ou a mãe, veio da África. Está na cara”, afirma a pessoa, supostamente se referindo a um breve envolvimento que teria ocorrido entre KT e Ananda.

Processo formal e desligamentos

Diante da situação, a Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN) abriu uma ocorrência sobre o caso na Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Em nota enviada pela Secretaria a Zappeando, o órgão informou que “notificará as partes envolvidas” e que “está à disposição da suposta vítima, oferecendo acolhimento e orientação necessárias”.

Além disso, apesar de ainda não ter se pronunciado sobre os áudios, Ana Paula Minerato sofreu ainda outras consequências diante da situação. Então musa da Gaviões da Fiel, ela foi desligada do posto, algo que a escola de samba comunicou formalmente no próprio site e nas redes sociais.

Ana Paula pela Gaviões da Fiel (Crédito: Reprodução/Instagram @apminerato)

“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista”, diz a nota, que também reforça o compromisso da Gaviões em combater o racismo.

Por fim, Ana Paula foi ainda desligada da Band por sua suposta ligação com as falas racistas do áudio. Em um comunicado, o grupo afirmou que “repudia qualquer forma de racismo, discriminação e preconceito”, atribuiu diretamente as falas à ex-funcionária e comunicou que ela não faz mais parte do corpo de funcionários.

“As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa”, diz a nota da Band.

Ananda se pronuncia sobre supostos áudios de Ana Paula Minerato

Ananda (Crédito: Reprodução/Instagram @anandacantora)

Após o episódio, a apresentadora optou por se resguardar e, até a última atualização desta publicação, ainda não havia se pronunciado. Os demais envolvidos, porém, já falaram sobre, começando por Ananda, que usou as redes sociais para demonstrar revolta.

“Amiga, com todo respeito, tu se acha tão bonita assim para desmerecer a beleza de outros que são diferentes de você? Um pouco pretenciosa, não acha? Não tenho medo de você, não. Agora você vai ver o que arrumou pra tu. Tu sabe que aí tu meteu um tópico muito delicado. Agora o buraco é mais embaixo e tu vai ter que aguentar. Não foi mulher para falar?”, disse ela no próprio Instagram.

Após o vazamento de áudios atribuídos à ex-Fazenda Ana Paula Minerato, a apresentadora optou por se resguardar. Outras pessoas envolvidas na situação, porém, se manifestaram – e uma delas foi o rapper KT Gomez, ex-namorado dela. Os dois tiveram um relacionamento de sete meses marcado por idas e vindas, e os áudios de

Ex de Ana Paula Minerato fala de vazamentos

áudios de Ana Paula Minerato
KT Gomez (Crédito: Reprodução/Instagram @ktgomezoficial)

Também nas redes sociais, KT Gomez, ex de Ana Paula Minerato, também se pronunciou sobre a situação. Ele pediu desculpas a quem a situação ofendeu, e frisou que não se responsabiliza por falas ou atos de terceiros.

“Sou contra o racismo e repudio qualquer fala e atitude racista. Sou 100% responsável sobre as coisas que falo e faço, não tenho compromisso sobre terceiros”, disse ele, garantindo que o assunto ainda deve ser muito discutido. “Vai andar ainda essa conversa, vai andar e vocês vão ouvir os lados. Acho que agora só resta paciência”, disse ele.

Tati Minerato repudia falas atribuídas à irmã

áudios de Ana Paula Minerato
Tati Minerato (Crédito: Reprodução/Instagram @tatiminerato)

Também famosa, Tati Minerato, irmã de Ana Paula Minerato, também usou as redes sociais para falar do caso. Em um longo pronunciamento, ela reforçou o próprio compromisso contra o racismo e se colocou também contra as falas atribuídas à irmã.

“Desde criança em minha família, fui ensinada sobre a importância do respeito ao próximo. […] Entretanto, diante do ocorrido envolvendo minha irmã, Ana Paula Minerato, preciso dizer que, por mais que o amor pela minha família seja inegável, não posso e não devo ser associada a atitudes que não condizem com aquilo em que acredito”, disse ela, se mostrando chateada com o caso.

“Lamento profundamente o episódio e reitero que jamais apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa. Meu compromisso será sempre com a construção de um futuro onde o respeito, a inclusão e a igualdade sejam valores inegociáveis”, declarou Tati.

Mãe de Ana Paula Minerato explica sumiço da filha após áudios

Sylvia Minerato e a filha, Ana Paula (Crédito: Reprodução/Instagram @sylviaminerato)

Enquanto o público cobra um posicionamento de Ana Paula Minerato sobre os áudios atribuídos a ela, a mãe da ex-Fazenda, Sylvia, explicou o sumiço da filha.

No Instagram, ela publicou uma foto de Ana Paula em um hospital, tendo a pressão aferida. Junto da imagem, ela afirmou que a filha está cuidando da saúde em meio à polêmica, mas que deve se pronunciar em breve. Além disso, Sylvia também defendeu a filha.

“Sei que todos estão aguardando um pronunciamento, mas minha filha está sem condições de falar qualquer coisa nesse momento. Amanhã ela vai se pronunciar e esclarecer tudo. A verdade vai aparecer e faremos justiça. Internet não é terra sem lei”, disse ela ainda na segunda-feira (25), dia em que ocorreu a divulgação dos áudios.

Famosos