Ruan Aguiar, destaque em “Os Donos do Jogo”, passou por dificuldades e vivia de doações

Ruan Aguiar passou por várias dificuldades e fez um pouco de tudo até conquistar mais oportunidades e a fama

Ruan Aguiar, que se destacou como Esqueleto no elenco de “Os Donos do Jogo”, precisou enfrentar diversas dificuldades ao longo de sua trajetória. O ator, irmão de Arthur Aguiar, já chegou a viver de doações e teve a sua vida eventualmente transformada pela carreira artística.

Conheça a história!

Ruan Aguiar passou por dificuldades na carreira

O papel de Esqueleto, figura importante em “Os Donos do Jogo”, que acompanha os bastidores do jogo do bicho no Rio de Janeiro, marca um novo momento na carreira do ator. Ruan começou a se destacar na televisão após participações em novelas da Globo como “Fuzuê” (2023), onde interpretou Merreca, “Um Lugar ao Sol” (2021), bem como “Amor de Mãe” (2020).

Morador de Madureira, na Zona Norte do Rio, Ruan Aguiar ficou órfão de pai aos 11 anos e, na época, se frustrou por não conseguir seguir a carreira de jogador de futebol. No entanto, apenas um ano depois, o ator enxergou na arte uma oportunidade de mudar a sua vida.

Esqueleto (Ruan Aguiar) em “Os Donos do Jogo” (Crédito: Divulgação/Netflix)

“Entrei para um curso de interpretação, o Oficina de Atores (coordenado por Thiago Cantarelli), e em três meses eu já estava numa turma com adultos, me preparando para uma peça com eles. Pensei: “Pode ser um caminho a seguir”. Fiz mais de dez cursos, todos com bolsa de estudo. Até 2017, eu já tinha feito 20 peças de teatro”, contou Ruan, em entrevista ao jornal O Globo.

Antes da carreira dar certo, entretanto, Ruan fez um pouco de tudo. “Eu me apresentava nos vagões do metrôs. Durante uma época, ficava incomodado com algumas coisas, entre elas, a maneira como os passageiros me recebiam. Então, passei a entrar fingindo que estava bêbado. Oferecia, simbolicamente, uma dose de bebida. Essa era uma dose de reflexão”.

Dificuldades financeiras na pandemia

Nesse meio tempo, Ruan vendia docinhos, fazia bicos e contava com ajuda de amigos para comer. Durante a pandemia, mesmo atuando, enfrentou novamente dificuldades financeiras. “Durante a pandemia, fiquei mais de um ano sem dinheiro”.

Ruan Aguiar (Crédito: Globo/João Cotta)

“O que eu tinha acabou em junho de 2020. Fiquei até maio de 2021 recebendo doações de cesta básica de muitas pessoas. Outra ajuda muito simbólica foi de uma amiga que vendia chás para emagrecer. Ela me deu 40 produtos e eu ia ganhar uma comissão”.

“Eu saí pela rua para oferecer para as pessoas, vendi 35 e conseguimos fazer nossa ceia de Natal no ano passado. Com os anos, tenho amadurecido e venho querendo falar para as pessoas o que de fato molda a minha vida: o trabalho, a dedicação”, garantiu o ator.

Apesar de ser irmão de Arthur Aguiar, famoso pelos trabalhos no audiovisual, Ruan garante que nunca chegou a citá-lo para abrir nenhuma porta e que os dois trocem pelo sucesso um do outro.

Famosos