Preta Gil enfrenta um câncer colorretal metastático, cujas opções de tratamento são limitadas, e vai testar terapias experimentais fora do Brasil em busca de uma cura
Após mais uma internação, desta vez de uma semana, Preta Gil deu boas notícias aos fãs nas redes sociais. Desde que as opções de tratamento para câncer colorretal metastático disponíveis no Brasil se esgotaram, a cantora fala em buscar uma terapia inovadora fora do País – e, agora, ela confirmou a ida aos Estados Unidos, esclarecendo a data da viagem.
Preta Gil confirma ida aos EUA para tratamento

Convivendo com um câncer colorretal metastático – ou seja, disseminado para outras partes do corpo além do intestino – Preta Gil já anunciou há alguns meses o plano de ir aos Estados Unidos para participar de testes clínicos com uma terapia que ainda não é amplamente utilizada. Até então, sua ida ainda não era uma certeza – mas agora, após exames, ela está prestes a ir.
Usando o Instagram, ela anunciou a recente alta médica após uma semana sob cuidados da equipe de oncologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Além disso, ela frisou que vai, sim, aos Estados Unidos, e animou os fãs ao anunciar que a data de início do novo tratamento está bem próxima.

“Passei a última semana internada no Hospital Sírio-Libanês sob os cuidados da minha amada equipe médica! Já estou em casa e sempre cercada pelos meus amores! Sigo aqui me fortalecendo pra semana que vem começar uma nova etapa do meu tratamento nos Estados Unidos!”, declarou ela, animada.
Como anteriormente o pai da cantora, Gilberto Gil, havia afirmado que a ida da filha ao exterior para se tratar não era, até então, uma certeza, fãs e outros famosos ficaram entusiasmados com a novidade. Nos comentários, muitas pessoas deixaram mensagens estimando as melhoras da artista e desejando sucesso no tratamento.

“Queridíssima, vai com tudo, vibramos daqui!”, disse a cantora Zélia Duncan. “Que notícia maravilhosa, me alegra imensamente”, disse a cantora Gaby Amarantos. “Querida Pretinha, meu carinho sempre com bons pensamentos pra você”, disse a atriz Betty Faria. “Você vai se curar, Pretinha. Tenho fé”, comentou uma fã da cantora.
Câncer de Preta Gil: relembre o histórico da doença
Preta Gil descobriu o câncer colorretal no final de 2022 ao passar mal em casa e buscar atendimento médico. Na sequência, ela passou por radioterapia, quimioterapia e uma grande cirurgia para remoção do tumor, que também precisou retirar o aparelho reprodutor da cantora e amputar temporariamente o reto.

Por meses, ela ficou sem focos da doença no corpo – mas, em agosto de 2024, o câncer retornou. Dessa vez, a doença se manifestou também fora do intestino, incluindo metástases no peritônio, no ureter e nos linfonodos. Os tratamentos para câncer colorretal metastático são limitados e, por isso, a cantora fez uma delicada cirurgia que visava remover ao máximo os tumores.
Agora, a cantora deposita suas esperanças em terapias experimentais que estão em fase de testes clínicos nos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre o tipo de tratamento, mas especula-se que se trata de terapias-alvo, que usam particularidades das células tumorais para atacá-las de forma mais precisa e efetiva.