Com câncer, Preta Gil está fazendo um tratamento experimental fora do País – mas não está longe do amor dos amigos e familiares
Nos Estados Unidos para tratar o câncer colorretal metastático com o qual convive, Preta Gil está pouco ativa no Instagram. Recentemente, porém, ela passou brevemente pelas redes sociais para exaltar o carinho recebido dos amigos, que viajaram do Brasil até lá para visitá-la.
Preta Gil exalta o amor dos amigos durante visita

Sem opções conhecidas de tratamento curativo para o câncer que enfrenta, Preta Gil está nos Estados Unidos, dividida entre Washington e Nova York, para fazer uma terapia experimental. Apesar de estar fora da terra natal, porém, ela não está longe do amor da família e dos amigos.
Ausente das redes sociais enquanto vivencia essa nova etapa do tratamento, ela fez uma breve aparição para publicar imagens de alguns dos amigos, como o apresentador Gominho, que foram visitá-la. Na ocasião, ela inclusive se derreteu. “Quem veio do Brasil só para me ver?”, disse ela em um dos vídeos, enquanto os amigos posavam.

Câncer de Preta Gil: relembre
A cantora teve o diagnóstico de câncer colorretal metastático no final de 2022 após passar mal em casa. Na época, ela foi submetida ao tratamento convencional para a doença, que envolve cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Após o tratamento, ela passou meses sem sinais da doença no corpo – mas, em 2024, foi surpreendida.
Pouco após completar 50 anos de idade, Preta descobriu que o câncer havia voltado. Além do reto, sua localização original, a doença também se manifestou no peritônio, membrana que envolve os órgãos abdominais, no ureter e em linfonodos da região. Isso caracteriza um câncer colorretal metastático, que não tem, até o momento, opções de tratamentos curativos.

Com os protocolos disponíveis esgotados, a cantora fez uma cirurgia cujo objetivo era remover a maior parte possível dos tumores. Com isso, ela passou por uma longa internação e teve de fazer reabilitação para voltar a realizar funções normais do corpo, como andar, por exemplo.
Ainda que não exista uma cura, tratamentos experimentais em fase de testes têm demonstrado bons resultados. Com isso, a artista fez exames e passou a participar de um grupo de estudos no qual recebe uma terapia-alvo cujos resultados ainda são incertos.