Lorrana Moussinho

Da ‘coitada na batalha de ser atriz’ à novela das 21h, Lorrana Moussinho nunca pensou em desistir de atuar

Hoje, Lorrana Moussinho é conhecida como a Claudia de “Três Graças”, mas tem carreira no teatro e como professora e encarou de perto realidade cruel das artes

A atriz Lorrana Moussinho fez sua estreia nas novelas como a Claudia de “Três Graças”. Aos 33 anos, depois de anos de teatro, participações no audiovisual e uma carreira como preparadora de atores e professora, ela despontou para o grande público.

É como se tivesse algo de especial sobre mim, sendo que sempre fui atriz. Saí de um provável ‘fulana até hoje ali, naquela batalha de ser atriz, coitada’ para um ‘você é uma grande atriz’”, diz em entrevista ao Zappeando.

Paixão por atuar surgiu quando criança

Lorrana Moussinho em "Três Graças"
(Crédito: Reprodução/ Globoplay)

Hoje, Lorrana atua nos Estúdios Globo lado a lado de Arlete Salles, Eduardo Moscovis, Sophie Charlotte e Grazi Massafera, nomes conhecidos pelo Brasil.

Mas tudo começou ao lado da irmã, aos dez anos, em aulas de teatro do Sesc São João de Meriti, na região metropolitana do Rio de Janeiro. 

“Ficamos fazendo aulas aos sábados e domingos por anos, três horas a cada dia. Minha professora se chamava Janaína Martinnesy e me ensinou sobre obras clássicas do teatro, música clássica. Tenho lembranças maravilhosas daquele período.”

A primeira aula marcou tanto que a atriz lembra até hoje que precisou improvisar uma briga com a irmã e congelar a cena ao sinal da professora.  Ela faz a mesma dinâmica com os alunos dela.

Da paixão para profissão

Lorrana Moussinho
(Crédito: Marilha Galla)

Lorrana se viu encantada com a possibilidade de poder ser diferentes pessoas. Ao acompanhar Malu Mader e Cláudia Abreu na novela “Celebridade”, de 2003, ela teve certeza: queria trabalhar como atriz.

“Continuei fazendo as minhas aulas, mas certa de que era aquilo que eu queria fazer da minha vida – e assim tem sido.  A faculdade foi o momento decisivo. Eu era uma das melhores alunas da escola. Quando eu dizia que queria fazer artes cênicas, os professores ficavam incrédulos.

Aos 16 anos, ela então ingressou em dois cursos: economia, na Universidade Federal Fluminense, e artes cênicas, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Na época, ainda era permitido ocupar duas vagas em instituições públicas ao mesmo tempo.

Ela já era atriz de coração, mas seguiu a ideia de que se formar como economista daria “paz” para a família.

Ao começar a faculdade, me deparei com pessoas vivendo de atuação, dedicando a vida delas a essa profissão. E eu saía deprimida das aulas de economia. Gostava de estudar, mas não queria exercer aquela profissão de jeito nenhum. Larguei depois de um mês.”

Lorrana já ouviu muito que estaria “montada numa grana” se tivesse seguido com economia, e ela até sabe que financeiramente teria valido a pena, mas seguiu o coração. 

“O tempo passou e desistir nunca foi uma opção pra mim, mesmo nos dias mais difíceis.

Realidade cruel em vez de glamour

Lorrana Moussinho em "Três Graças"
(Crédito: Reprodução/ Globoplay)

A escolha de assumir uma paixão como profissão pode ser linda, mas não deixa de ser difícil para algumas pessoas.  

O foco de Lorrana sempre foi ser atriz e, depois, também professora. Mas ela já trabalhou em colônia de férias, foi vendedora em loja de roupas, recepcionista de boate… um pouco de tudo. 

“Quando você não vem de família rica e não tem uma rede que te impulsione no meio, se você escolheu ser artista, você vai passar por mais momentos difíceis, o tempo inteiro, pode ter certeza. Não tem glamour nenhum. E por mais que você estude e se empenhe, isso não significará bons salários, valorização em algum nível, melhora na tua condição de vida, nem melhores condições de trabalho. É cruel.” 

A atriz diz isso não apenas pelo que já viveu na pele, mas por estar cercada de jovens artistas por conta do trabalho como professora.

Nova fase de Lorrana Moussinho

Posts Lorrana Moussinho
(Crédito: Reprodução/ Instagram @lorranamousinho)

Por saber da realidade da vida artística, ela quer aproveitar que os holofotes estão virados também para ela e mostrar ao máximo seu trabalho.

“Para assim abrir novas portas. Mas nunca esquecer de quem eu sou e o que me sustenta, porque isso nunca te abandona nos momentos bons e muito menos nos momentos difíceis. Ainda mais nessa profissão, que é cheia de altos e baixos. “

Ela não pretende deixar de dar aulas, mas quer equilibrar mais as duas funções.

“Eu me sinto uma professora melhor quando atuo, chego com mais alegria para dar aula. E me sinto uma atriz melhor quando dou aula, mais atenta aos caminhos da atuação, aos processos, à maneira como eu mesma me oriento nos estudos e na hora do ‘ação’.” 

Ela também tem precisado conciliar os trabalhos com a interação dos fãs que têm aparecido nas ruas e nas redes sociais. 

“Me sinto lisonjeada com esse contato e esse interesse em trocar sobre o trabalho. A parte ruim é que, como é muita gente, nem sempre consigo dar atenção a todos.”

E isso sem falar nas várias entrevistas que a atriz tem concedido. Não foi fácil conseguir um tempinho na agenda dela, mas Lorrana fez questão de atender o Zappeando. 

Atriz também tem projeto social

Lorrana Moussinho nos Estúdios Globo
(Crédito: Reprodução/ Instagram @lorranamousinho)

Além de almejar manter portas abertas no audiovisual, Lorrana também busca patrocínio para o projeto social que faz parte, o Projeto Teatro Nômade.

“Minha expectativa é continuar trabalhando. Sempre quis ser uma atriz que circula pelo cinema, pela TV, pelo teatro… Tenho o sonho de um dia ter uma escola junto com a minha irmã, que também é atriz e professora, Raisa Mousinho. E quero conseguir um patrocínio para o Projeto Teatro Nômade.”

A iniciativa já tem dez anos, com aulas de teatro gratuitas para jovens periféricos e alunos de instituições públicas. Lorrana fundou o projeto com a amiga e também professora Luísa Reis. 

“Ter uma sede pro Nômade e conquistar esse patrocínio faz parte do que eu visualizo pro meu futuro, pro nosso”, completa a atriz.

Leia mais: