Bárbara Borges foi uma das ex-Paquitas que se pronunciaram: “Xuxa seguiu na omissão, cegueira e egocentrismo”
O documentário “Pra Sempre Paquitas”, da Globoplay, deu o que falar entre as ex-assistentes de palco de Xuxa. Isso é especialmente real para as Paquitas da Nova Geração e as da Geração 2000 – e algumas delas já usaram as redes sociais para falar sobre a falta de representatividade de suas dores na produção.
Ex-Paquitas desabafam após documentário da Globoplay
Usando o Instagram, algumas das paquitas mais novas, integrantes dos grupos que ficaram conhecidos como Nova Geração e Geração 2000, falaram recentemente sobre o documentário “Pra Sempre Paquitas”. Em suas falas, elas não pouparam críticas e deixaram claro que a produção não as contemplou como gostariam.
Com sete episódios, o documentário das Paquitas foca especialmente nos perrengues vividos especialmente pelo grupo mais popular das assistentes de Xuxa. Nomes como Leticia Spiller, Andréa Sorvetão e outras ex-Paquitas famosas expuseram as “dores e as delícias” da experiência – e, para algumas das Paquitas mais novas, faltou explorar a vivência de todo um grupo.
Ao longo dos anos, as Paquitas foram mudando, e as últimas gerações contaram com nomes como Bárbara Borges, Thalita Ribeiro e Gisele Delaia. Essas três, inclusive, já foram apontadas como supostos “desafetos” de Xuxa após a apresentadora deixar de segui-las no Instagram. Agora, diante do documentário, o trio se pronunciou de forma a levantar mais suspeitas de descontentamento.
Ex-Paquita Thalita Ribeiro fala sobre documentário
Após o lançamento do documentário, por exemplo, Thalita Ribeiro publicou uma carta aberta dedicada única a exclusivamente às companheiras da Geração 2000. Nessa publicação, ela se abriu um pouco sobre a experiência, e escreveu uma frase que muitos enxergaram como uma possível indireta para a falta de representatividade desse grupo no documentário.
“Ao longo de quatro anos, vivemos juntas um sonho incrível e transformador. Foram tantos momentos lindos, e outros nem tanto, mas inesquecíveis. Não vou ficar aqui descrevendo tudo, pois se não coube em um documentário, o que dirá em um post, não é mesmo?”, afirmou, se declarando às ex-companheiras.
“Só quero que saibam que tenho muito orgulho das mulheres que nos tornamos! Sabemos o que enfrentamos e todas as experiências que vivemos juntas, e cada uma delas nos fortaleceu de maneiras que nem conseguimos medir. As risadas, os desafios, os choros, os esporros e as conquistas nos moldaram e nos uniram. Sou grata por cada momento ao lado de vocês”, disse ela na publicação.
Gisele Delaia se pronuncia sobre “Pra Sempre Paquitas”
A ex-Paquita Gisele Delaia foi outra das que compartilhou um pronunciamento visto como amargo. Usando a ferramenta Stories do Instagram, ela afirmou: “Todo mundo já sabe o porquê desse documentário, vamos parar de hipocrisia. Eu, pelo menos, já sabia, e mesmo assim topei fazer. Minha vida não vai mudar por causa desse doc, nem emocionalmente, nem financeiramente”.
Bárbara Borges desabafa sobre ex-Paquitas mais novas no documentário
Um dos pronunciamentos mais apontados como crítica, porém, é o de Bárbara Borges. Hoje atriz, ela ainda segue Xuxa nas redes sociais apesar de não ser mais seguida pela apresentadora – e, no Instagram, desabafou sobre tudo o que, segundo ela, não foi abordado pelo documentário.
“O documentário explorou e se aprofundou muito nas questões difíceis e traumáticas daquela geração específica [“original”], e ainda que tenhamos compartilhado as funções e responsabilidades de ser Paquita, as dores e delícias da minha geração foram diferentes das outras gerações”, disse ela, apontando inclusive nomes em seu relato.
“Chegamos num momento em que Marlene [Mattos] fez seus ajustes para melhorar seu comportamento (não sofremos o mesmo que a geração anterior), e Xuxa seguiu na sua omissão, cegueira e egocentrismo. São muitas histórias dentro de uma mesma história, por isso um episódio apenas para mostrar as Paquitas Nova Geração e Paquitas Geração 2000 não dá para se aprofundar e explorar o que vivemos, o que fomos”, declarou.
Em seguida, Bárbara voltou a citar Xuxa. “Não vivemos o mesmo ‘colocar os pingos nos i’s’ com a pessoa chave desse sonho: a Xuxa. E já digo para quem quiser distorcer: não estou criticando, é apenas minha constatação”.
Por fim, a atriz se declarou às companheiras de geração, afirmando ver muito valor na amizade que construíram, e também se dirigiu a Marlene e Xuxa, afirmando tê-las perdoado.
“Para Marlene e Xuxa: vocês duas são muito importantes na história da minha vida. Aprendi muito de quem eu sou através de vocês! Foram anos de terapia, foram anos pra me libertar da fantasia e da idealização. Eu enxergo vocês com meu coração, tenho vocês no meu coração, já perdoei vocês e sou muito grata por tudo. Me liberto do medo”, concluiu.