Esposa de Bruce Willis descreve de forma tocante a vivência com doença do ator: “É como um longo adeus”

Emma Heming, esposa de Bruce Willis, detalhou ao “Fantástico” a descoberta da demência frontotemporal do ator, e contou como ele está hoje

Em entrevista ao “Fantástico” (Rede Globo), Emma Heming Willis, esposa do ator Bruce Willis, deu mais detalhes sobre o impacto do diagnóstico dele na vida da família. O astro de Hollywood teve o diagnóstico de demência frontotemporal (DFT) em 2023, mas os sintomas começaram a surgir bem antes, algo que já vinha afetando tanto ele quanto a esposa.

Esposa de Bruce Willis comenta descoberta da demência do ator

Esposa de Bruce Willis
(Crédito: Reprodução/Instagram @emmahemingwillis)

Aos 67 anos, em fevereiro de 2023, Bruce Willis foi diagnosticado com demência frontotemporal após apresentar problemas na fala no ano anterior. Essa doença neurodegenerativa provoca alterações na personalidade, dificuldades na comunicação e até de mobilidade, algo com que a família do ator convive hoje conforme a condição progride.

“A gente foi percebendo que tinha algo estranho na forma como Bruce se comunicava. Ele tinha uma gagueira severa na infância, e foi superando ao longo dos anos para atuar. Quando a gagueira voltou, eu jamais poderia imaginar que aquilo era sinal da demência”, disse Emma, que se questionou muito na época.

Os rumores de que Bruce estaria doente começaram em 2015 quando, enquanto ele apresentava um espetáculo, foi descoberto que o ator estava usando ponto para dizer as falas corretas no momento certo, visto que não conseguia mais decorá-las. Segundo Emma, os sintomas realmente surgiram aos poucos, e isso tornou difícil entender que se tratava de um problema.

Esposa de Bruce Willis
(Crédito: Reprodução/Instagram @emmahemingwillis)

“Eu ouvi de diferentes neurologistas que esta é a pior de todas as demências, e no começo é muito difícil identificar os sinais, porque eles acontecem gradualmente. […] Às vezes eu pensava: ‘Ele está falando sério? Está fingindo? Ou eu estou ficando louca?’. A desconexão era sutil, mas cada vez mais frequente”, afirmou a esposa do astro.

Emma chegou inclusive a creditar a mudança de comportamento a uma piora da perda parcial de audição sofrida por ele nos anos 80, nas gravações de “Duro de Matar”.

“Pensei: ‘Ele não deve estar escutando direito, deve ser isso’. Só que este já era um sinal de que o cérebro estava sendo afetado. Ouvir o diagnóstico foi devastador”, desabafou ela durante a entrevista.

Como está Bruce Willis hoje

Demi Moore, Bruce Willis e as filhas (Crédito: Reprodução/ Instagram @demimoore)

No papo, Emma frisou que a doença é bastante difícil, e explicou como Bruce está hoje. “É uma doença muito agressiva, mas, no geral, acho que ele está se saindo muito bem”, declarou ela, que virou notícia recentemente ao revelar que o astro está morando em uma casa separada da família.

Atualmente, Bruce tem um local só para ele, cercado por uma equipe multidisciplinar voltada para todas as necessidades do ator. Apesar de não viver mais junto da família, ele não fica sem o carinho de todos – e, na entrevista, Emma também falou sobre isso.

Antes da atual esposa, Bruce foi casado com a atriz Demi Moore, e ela – que teve três filhas com o ator – segue próxima dele. “Nós temos a sorte de ter uma família unida e que se apoia. Ele tem três filhas mais velhas com a Demi, que estão presentes de um jeito único e especial. O Bruce está cercado por muitas mulheres, e todas o amam e se importam profundamente com ele”, afirmou ela.

Esposa de Bruce Willis comenta decisão de pedir ajuda

(Crédito: Reprodução/Globoplay)

Segundo Emma Willis, ela quis, logo após o diagnóstico quis cuidar de tudo sozinha. Tudo mudou, porém, após um alerta do próprio médico do ator.

“Quando a doença dele começou a evoluir, o neurologista me alertou: ‘Cuidadores que não pedem ajuda e nem cuidam de si podem morrer antes das pessoas que eles amam’. Ouvir isso foi um choque de realidade, porque não quero que as nossas filhas percam o pai e a mãe. Foi aí que entendi que pedir ajuda era muito importante”, declarou, detalhando a experiência.

“É como se fosse um longo ‘adeus’, uma jornada que progride lentamente. Com o tempo, você percebe que precisará de mais ajuda e apoio”, concluiu.

Famosos