Edu Guedes

Fora da UTI, Edu Guedes detalha câncer no pâncreas: precisou retirar até o baço em cirurgia

Edu Guedes contou como descobriu a doença graças a condição que relutou em investigar: “Aquelas pedras que pareciam ser a pior coisa do mundo salvaram minha vida”

Diagnosticado recentemente com câncer no pâncreas, Edu Guedes fez uma cirurgia de seis horas e teve de ficar na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Agora, no entanto, ele está se recuperando no quarto – e fez um vídeo no qual detalha a experiência desde os motivos que o levaram a buscar o pronto-socorro.

Edu Guedes conta como descobriu câncer no pâncreas

(Crédito: Reprodução/YouTube)

Em seu canal no YouTube, Edu Guedes contou sua recém-iniciada jornada com o câncer pancreático. Segundo o apresentador tudo começou em abril quando, logo antes de uma corrida em que Edu correria como piloto amador, ele expeliu uma pedra renal. “Comecei a fazer xixi com sangue. Fui para o pronto-socorro de Interlagos, fui atendido e corri”, declarou ele.

Por já ter vivenciado a ocorrência de cálculos renais anteriormente, Edu decidiu não buscar atendimento médico após expelir a pedra, visto que melhorou. “Já tive muitas vezes pedra no rim. Falei: ‘Não preciso ir ao médico’”, disse ele no vídeo. Dois meses depois, porém, ele almoçava com um amigo quando foi tomado por um forte mal-estar.

“Fui levantar a tampa da privada e praticamente desmaiei em cima dela. Falei: ‘Estou tendo uma crise renal’. Dói tudo, parece que você está tendo um ataque cardíaco”, afirmou o chef, que foi levado ao hospital e, lá, foi constatada uma pedra grande demais para ser expelida pelo próprio corpo. Com os rins inflamados, ele então passou pela primeira das quatro cirurgias que faria em duas semanas.

Edu Guedes
(Crédito: Reprodução/YouTube)

Após a remoção do cálculo, Edu fez mais exames para avaliar a condição dos rins, que tinha outras muitas pedras. Na ocasião, Edu já se preparou para outros dois procedimentos: uma cirurgia no rim esquerdo e outra, no direito. Em meio aos exames, porém, o chef teve uma surpresa: o diagnóstico de um tumor no pâncreas.

Cirurgia para câncer no pâncreas foi delicada

Após melhorar a função renal removendo os cálculos nos dois órgãos, Edu foi então encaminhado para a cirurgia delicada no pâncreas. Nela, segundo o apresentador, médicos removeram parte desse órgão e mais outras estruturas regionais. De acordo com o chef, porém, o quadro é tratável e menos assustador do que parecia.

“Tive sorte porque foi detectado no começo e esse tumor estava na cauda do pâncreas. Quando ele está na frente do pâncreas, é mais delicado e é mais complicada a cirurgia. Na cauda, você elimina a cauda. Foi uma cirurgia longa, mas deu certo. Tirou parte do pâncreas, os gânglios que estavam em volta para não ter risco e o baço também”, listou o apresentador.

Edu Guedes
(Crédito: Reprodução/YouTube)

Edu Guedes faz alerta após diagnóstico

Explicando que o câncer pancreático raramente é diagnosticado em fase inicial, Edu pediu que as pessoas prestem atenção em seus corpos. “Eu tive aquele sinal e não fui [ao médico]. Tive um sinal muito mais forte – e aí fui. Não tem sintoma, principalmente no começo. Quando começa a ter dor, já está em estágio avançado”, disse o chef.

Edu crê que as ocorrências renais foram um sinal para que ele investigasse mais o próprio corpo. Sendo assim, o chef fez um apelo para que pessoas não ignorem nenhum problema que apareça, por mais que, como ele, estejam acostumados com eles. “Aquelas pedras que pareciam ser a pior coisa do mundo salvaram minha vida”, disse ele.

Assista ao vídeo completo de Edu Guedes falando sobre o câncer no pâncreas clicando aqui.

Famosos