Dulce María, uma das integrantes do grupo RBD, é sobrinha-neta de Frida Kahlo e até se inspirou em sua parente famosa ao longo de sua carreira. A cantora nunca chegou a conhecer a pintora, mas não somente reconhece sua importância, como já afirmou esperar ter herdado algo da artista.
O que Dulce María é de Frida Kahlo?
A cantora e atriz Dulce María é sobrinha-neta da renomada pintora mexicana Frida Kahlo, considerada uma das artistas do sexo feminino mais conhecidas em todo o mundo. “Minha avó materna era prima-irmã de Frida e saber que eu trago em meu sangue um pouco dela para mim é uma grande honra”, afirmou a artista jovem em entrevista à revista Marie Claire.
Dulce María e Frida Kahlo, no entanto, nunca se conheceram. Quando a cantora nasceu, em 1985, a pintora já havia morrido, vítima de pneumonia, há mais de 30 anos. Ainda assim, a integrante da banda RBD diz que sempre admirou a artista.
“Independentemente de fazer parte da família, eu a admiro muito, era uma mulher autêntica, sempre foi ela mesma e sempre rompeu com os estereótipos e, por este motivo, se tornou uma pessoa tão querida e respeitada no mundo inteiro”, declarou a cantora, completando: “Espero ter herdado algo dela”.
Em 2020, na época do lançamento do álbum “Orígen”, Dulce María revelou que se inspirou na famosa tia-avó para compor. “Investiguei sua arte, seus livros, suas pinturas… Sua autenticidade é o que mais me influencia. Ela era muito autêntica, era uma mulher real, e eu me identifico com isso”, disse em entrevista ao jornal Extra.
Segundo Dulce María, Frida Kahlo soube transformar toda sua dor e sofrimento em arte e tenta fazer o mesmo com suas músicas. “Graças a Deus, não sofri tanto quanto ela, mas, sim, os momentos de tristeza e confusão me inspiram a escrever canções (…) As experiências sempre servem de algo”, concluiu.