Netinho

Netinho é diagnosticado com câncer: passou um mês internado após sentir dor nas costas

O cantor Netinho, que já enfrentou questões de saúde delicadas no passado, inicia agora o tratamento para um linfoma

Usando seu site oficial, o cantor Netinho anunciou recentemente estar travando uma nova batalha de saúde. Anos após perder a memória e enfrentar sérias sequelas de três acidentes vasculares cerebrais, ele agora foi diagnosticado com câncer. Veja detalhes abaixo:

Cantor Netinho anuncia diagnóstico de câncer

Netinho
(Crédito: Globo/Zé Paulo Cardeal)

Após quase um mês de internação no Hospital Aliança Star de Salvador, na Bahia, o cantor Netinho recebeu alta e, agora, inicia uma nova batalha relacionada à saúde. Internado por uma dor nas costas, ele foi diagnosticado com um linfoma, tipo de câncer no sistema linfático.

Tudo começou em 25 de fevereiro, quando o cantor identificou esse sintoma. Por já ter vivido graves condições de saúde, ele consultou o médico que o acompanha e foi recomendado a ir ao hospital. Lá, ele ficou por quase um mês, recebendo alta em 21 de março.

Diante da hospitalização, ele teve de cancelar as apresentações que faria durante o Carnaval deste ano. Ele também optou por manter o diagnóstico em segredo até a alta hospitalar, quando divulgou o boletim médico em seu site. Veja a nota na íntegra:

“O paciente Ernesto de Souza Andrade Junior, Netinho, recebeu alta hoje (21/03) do Hospital Aliança Star e seguirá sob os cuidados da Oncologia D’Or, em Salvador. Netinho foi diagnosticado com um câncer do sistema linfático, denominado linfoma, e está em acompanhamento onco-hematológico sob a coordenação da Dra. Glória Bonfim. O cantor segue em tratamento com suporte médico especializado”.

Saúde de Netinho

Netinho
(Crédito: Reprodução/YouTube Netinho Oficial)

Esta não é a primeira vez que o cantor enfrenta um quadro de saúde delicado. Em 2013, por exemplo, ele foi ao hospital devido a dores musculares, e acabou diagnosticado com problemas vasculares e no fígado. Como consequência de uma cirurgia, ele teve três AVCs e teve de passar meses internado para se reabilitar.

Nos anos seguintes, o cantor continuou lidando com sequelas dos derrames, incluindo dificuldades de fala, mobilidade e até de memória. O processo de reabilitação obteve sucesso e o cantor eventualmente voltou a se apresentar. Hoje, ele ainda faz acompanhamento médico.

(Crédito: Reprodução/YouTube Netinho Oficial)

Linfoma: o que é o câncer de Netinho

Os linfomas constituem um grupo de doenças malignas que afetam o sistema linfático. Esse sistema atua na defesa do organismo e é lá que circulam células como os linfócitos. O linfoma ocorre quando essas células, responsáveis por defender o corpo de micro-organismos nocivos, se transformam em malignas e se multiplicam desenfreadamente, “contaminando” esse sistema.

Linfomas são divididos em dois tipos, o linfoma de Hodgkin e o não Hodgkin. Eles se diferenciam pelo comportamento, pelos sinais e pelo grau de agressividade. Enquanto o primeiro é caracterizado pela presença de células grandes e facilmente identificados, o segundo não tem um tipo característico de células que o compõem.

(Crédito: Reprodução/YouTube Netinho Oficial)

A gravidade da doença depende em qual momento do desenvolvimento ela é identificada – ou seja, do estadiamento da doença. Até o momento, não é claro o tipo de linfoma com que o cantor foi diagnosticado e nem o grau de avanço em que ela se encontra.

Segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, a ABRALE, os primeiros sintomas dessa doença costumam incluir:

  • Gânglios aumentados no pescoço, na virilha ou nas axilas;
  • Sudorese noturna;
  • Perda de peso sem razão aparente;
  • Febre;
  • Coceira na pele.

Famosos