Segundo Leticia Sabatella, havia uma veterinária que se oferecia para cuidar dos animais na ausência da atriz. Já segundo a ONG, a famosa teria sido negligente com os animais
Nos últimos dias, a atriz Leticia Sabatella fez um relato que criou uma enorme polêmica nas redes sociais. Usando o Instagram, ela relatou que dois de seus cachorros teriam sido doados para outras famílias sem o consentimento dela – e, diante da exposição da ONG que teria encabeçado o processo, a instituição rebateu contando uma história diferente. Entenda a confusão abaixo:
Leticia Sabatella acusa ONG de doar cães dela sem autorização

A briga de Letícia Sabatella com a ONG começou quando, em um post no Instagram, a atriz afirmou ter perdido dois de seus cachorros para uma doação sem consentimento. Em um vídeo, ela afirmou que isso teria acontecido por intermédio de uma veterinária que se ofereceu para cuidar dos animais em períodos nos quais a atriz e o marido, Daniel Dantas, não estavam no sítio onde conviviam com os cães.
“Tive dois cachorrinhos meus colocados para adoção sem que eu soubesse, sem nenhum aval meu nem do Daniel, por uma pessoa da nossa confiança, que fazia parte da rede de apio dos bichinhos. Ela tomou essa iniciativa sem que nós autorizássemos. Havia um marketing de adoção para eles, dizendo que eles cresceram e foram criados em um abrigo 0 o que não é verdade”, disse ela.

Expondo fotos e vídeos na companhia dos dois animais, ela explicou o lado dela da história. “Tenho provas de que eles cresceram comigo, foi uma ninhada que eu resgatei, de oito cachorrinhos, tratei com muito carinho e eu mesma cuidei da adoção de cada um dos cachorrinhos. Ficamos com dois, sempre olhando no olho das pessoas que adotaram, sempre conversando”, afirmou.
Na sequência, ela afirmou estar impedida de ter contato com os animais, que estão atualmente sob a tutela de famílias diferentes. Segundo o relato, a adoção teria ocorrido a partir de um evento da ONG Cãorrijo, local que, de acordo com ela, servia de hospedagem para os cães quando a família estava longe e eles ficavam aos cuidados tanto de funcionários quanto da veterinária mencionada.

Conforme aponta o relato de Leticia, a profissional em questão teria uma “dívida pessoal” com a atriz. Por isso, ela teria se oferecido para cuidar dos cachorros na ausência dos tutores. Essa ausência, inclusive, é justificada pela famosa com problemas de saúde da mãe dela, que vive em Curitiba, e do marido.
No desabafo, Leticia afirmou ter tomado providências legais relacionadas à situação e ofereceu às famílias atuais dos cachorros o contato futuro com eles, caso sejam devolvidos. “Não quero traumatizar criança alguma. Convido-as a conviver com os cachorrinhos, passar dias com eles, ir ao meu sítio, ficar hospedadas lá – mas sob a minha tutela”, concluiu.

ONG rebate fala de Leticia Sabatella sobre cachorros adotados
Diante do desabafo da atriz, a ONG Cãorrijo, no Rio de Janeiro, recebeu uma série de ataques. Com isso, a dona da iniciativa usou os Stories para se posicionar, e contou outra versão da história. Segundo ela, os cães da atriz teriam vivido diversas temporadas no local, que também funciona como hospedagem, e já foram colocados para adoção em outros momentos.
Questionando como os antigos tutores nunca souberam disso, a dona da ONG mostrou também registros de um dos animais bastante ferido. “Você como tutora que ama seus animais, deixaria ele chegar nesse estado? O que fez esse animal chegar nesse estado? Cuidado ou negligência?”, questionou ela, mostrando imagens fortes de uma ferida infeccionada e do cachorro em recuperação.

Segundo o posicionamento da ONG, a acusação de que cães que já tinham tutores foram doados é “completamente falsa”. Nos vídeos, a dona da instituição afirmou ainda que, em outra ocasião, a doação chegou a se concretizar – mas a família devolveu o animal. “Onde estava a tutota quando ele estava sendo adotado por outra família? Quando eles moraram aqui comigo, onde estavam [os tutores]? Não sabiam que toda hora esses animais vinham morar comigo? Por que não pagavam hospedagem, não mandavam ração?”, questionou.

Além disso, a dona da ONG afirmou também que outros cachorros que viviam no sítio de Leticia já passaram pelo mesmo processo de passar temporadas no local e serem, posteriormente, adotadas. Por fim, ela frisou que a veterinária mencionada por Leticia era quem cuidava de todas as tratativas.
“Não fizemos nada sem o consentimento de uma pessoa que é responsável pelos animais: essa veterinária. Ela recebia, custeava, negociava as hospedagens, fazia tudo. Ficava com todos esses animais em cada momento em que a família não podia ficar por seus motivos particulares. Meu papel era ajudar esses animais assim como a veterinária sempre nos ajudou. Por que eu ia subtrair um cão de uma pessoa famosa para doar em campanha e arranjar problema para mim? Algo não está batendo”, concluiu.

Leticia Sabatella volta a se posicionar diante de críticas
Após a divulgação de imagens do animal machucado e do relato da ONG, internautas se voltaram contra a atriz. Em comentários, ela foi acusada de maus tratos – e, novamente usando o Instagram, voltou a se posicionar. Desta vez, ela abordou também o assunto da ferida, afirmando que, de acordo com a veterinária, a situação estava sob controle.
“A Cãorrijo é uma hospedagem de tosa, tratamento. Hospedagem. Muitos [cães] vão para lá e passam períodos. Você não imagina que seu cachorro vai para uma hospedagem, vai ser chipado e colocado em adoção. Eu não sabia mesmo, porque quem estava responsável e cuidando deles, era a benevolente veterinária. Levou eles para lá dizendo que estava levando para a casa dela, para tratar na clínica dela quando achava melhor. O que eu sabia é que uma veterinária estava cuidando do meu cachorro, uma veterinária que frequentava o sítio e decidia. Ela colocou ele nessa hospedagem – isso não significa nem abandono, nem maus tratos”, declarou.

Em seguida, ela justificou a questão do machucado. Segundo a atriz, os cães viviam em um ambiente propício para acidentes, mas afirmou crer que eles tinham uma rede de apoio quando esse tipo de evento acontecia.
“Em um sítio, um cachorro peludo, talvez o caseiro tenha falhado em observar. Eu realmente não estava presente. Essa ferida que ela mostra, imaginei que iriam usar isso. Ela [veterinária] me mandou foto do machucado. Ele aconteceu porque é um sítio e ele se machucou. Assim que aconteceu, foi avisado para a veterinária e, assim que ela pôde, foi lá. Estava tentando tratar, mas uma ferida que demora para cicatrizar – e em um sítio – tem mais risco de acontecer isso. [O cão] foi atendido, levado pela veterinária. Não ficaram desassistidos”, se defendeu.
Por fim, a atriz voltou a citar a dívida que a profissional teria com ela. “Como vivem no sítio e eu não estava no Rio para ficar com eles, eles ficaram com a veterinária amiga, que achou por bem colocar eles nessa hospedagem. Era uma coisa que ela fazia como pagamento de uma dívida que tinha comigo. ‘Deixa que eu faço’, ‘deixa que eu cuido’. […] Os cachorros não ficaram uma vida dentro do abrigo, de jeito nenhum. Se estiveram lá algumas vezes e por um período mais crítico que passamos agora, é uma hospedagem”, concluiu.