A morte de Maria Santa (Duda Santos), que acontece nos próximos capítulos de “Renascer”, vai gerar mudanças instantâneas no remake da novela, sobretudo para José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira).
Durante o parto de João Pedro, interpretado por Juan Paiva na fase adulta, Maria Santa sente a presença de Nossa Senhora a seu lado e consegue dar à luz, mas não resiste, morrendo logo após o nascimento do bebê.
O que muda após a morte de Maria Santa em “Renascer”
Rejeição a João Pedro
De imediato, José Inocêncio se torna um homem frio, depressivo e rejeita o próprio filho, atribuindo a culpa da morte de seu grande amor ao nascimento do herdeiro, que é deixado aos cuidados do casal de padrinhos.
Mesmo depois de um salto temporal de uma década, João Pedro sofre com a forma que é tratado pelo pai, além dos próprios irmãos, sendo que um deles, Bento (Rodrigo Simas), também vai culpá-lo pela morte da mãe.
Milagre para Morena
Muito tempo após perder um bebê, Morena (Uiliana Lima/Ana Cecília Costa) vai sentir um milagre acontecendo em sua vida, quando Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes) sugere que o casal cuide do filho rejeitado por José Inocêncio.
A protagonista sente a presença da amiga e percebe que desenvolveu leite para amamentar o bebê, que volta para casa após o desmame, ficando sob o cuidado dos irmãos mais velhos. O milagre deixa Morena bem emocionada.
Triângulo amoroso
Pai e filho vão acabar se apaixonando pela mesma mulher na segunda fase de “Renascer”: Mariana (Theresa Fonseca). A protagonista surge na casa de Jacutinga (Juliana Paes) e deixa o jovem encantado.
Neta de Belarmino (Antonio Calloni), Mariana descobre que João Pedro é filho de José Inocêncio, indo com ele até a fazenda, onde acaba beijando o rapaz e se envolvendo com o pai dele, pouco a pouco.