Medo atômico: 10 grandes filmes sobre a Guerra Fria

Houve um tempo no qual pouco se falava em terrorismo. O grande temor mundial era uma guerra atômica entre Estados Unidos e União Soviética, as duas superpotências que dominavam o planeta. Se por sorte nunca houve um conflito beligerante entre os dois países, o clima de paranoia e a constante tensão deixaram cicatrizes. Confira alguns filmes que retratam este período:

#10 – “O Espião Que Veio do Frio” (1965)

Clássico sobre um espião britânico que se recusa a abandonar as missões e pode encarar sua última tarefa.

#9 – “Ponte dos Espiões” (2015)

Oscar merecido de melhor ator coadjuvante para Mark Rylance, que interpreta um espião soviético em ação nos Estados Unidos. Tom Hanks também brilha como o advogado encarregado de defendê-lo e trocá-lo por um soldado americano.

#8 – “Treze Dias Que Abalaram o Mundo” (2000)

Em 1962, o mundo esteve mais perto do que nunca de um conflito nuclear entre EUA e URSS. Tudo por conta de mísseis soviéticos que seriam instalados na aliada Cuba. Bom filme sobre o tema e sobre a presença de espírito do presidente Kennedy.

#7 – “Moscou Contra 007” (1963)

Um dos primeiros e melhores filmes de James Bond, ainda vivido por Sean Connery.

#6 – “Caçada ao Outubro Vermelho” (1990)

Sean Connery é o comandante do mais moderno submarino nuclear soviético. Ele desobedece ordens e parte rumo aos Estados Unidos (para desertar ou atacar)?

#5 – “Rocky IV” (1985)

Repleto de clichês, mais ainda assim divertido, este filme da franquia mostra Rocky encarando o demolidor soviético Ivan Drago, em Moscou.

#4 – “Sob a Névoa da Guerra” (2003)

Documentário sobre a vida e a carreira do polêmico Robert McNamara, secretário de Defesa dos Estados Unidos durante a década de 60.

#3 – “Dr. Fantástico” (1964)

Clássico de Stanley Kubrick sobre um general louco que tenta dar início à Guerra Nuclear.

#2 – “Intriga Internacional” (1959)

Um publicitário é confundido com um espião e passa a ser perseguido por agentes estrangeiros determinados a matá-lo.

#1 – “Gotcha! Uma Arma do Barulho” (1985)

Comédia adolescente oitentista, sobre um estudante americano que se envolve “em mil e uma confusões” ao conhecer uma misteriosa mulher na Europa.