O filme de terror “A Freira” é muito mais do que apenas parte da franquia do universo “Invocação do Mal”. As obras se relacionam de formas bem interessantes dentro e fora das delas, já que suas protagonistas são irmãs na vida real.
Relação entre “A Freira” e “Invocação do Mal”
O primeiro filme de “A Freira” foi lançado em 2018 e sua conexão com “Invocação do Mal” era bem clara: Valak, a figura demoníaca que assombra a todos em “A Freira”, já havia aparecido brevemente em “Invocação do Mal 2”, perseguindo a personagem Lorraine Warren (Vera Farmiga).
Porém, é no recém-lançado “A Freira 2” que descobrimos que as histórias de Lorraine e da Irmã Irene (Taissa Farmiga) estão ainda mais conectadas. Atenção: o texto abaixo contém spoilers.
No terror “A Freira 2”, acompanhamos a Irmã Irene investigando os assassinatos de membros da Igreja. Em sua jornada, a personagem percebe que o demônio está atrás de uma relíquia específica: os olhos de Santa Luzia.
Quando Irmã Irene compartilha histórias familiares com Debra (Storm Reid), descobrimos que sua mãe também era clarividente. E mais: no final do filme ficamos sabendo que a própria protagonista é descendente de Luzia e que Lorraine Warren faz parte da mesma linhagem.
Para além da trama de ficção, existe ainda uma outra interessante relação entre as duas obras: as atrizes Vera Farmiga e Taissa Farmiga, estrelas de “Invocação do Mal” e “A Freira”, respectivamente, são irmãs na vida real.